Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Suelen S.-
dc.contributor.authorMATOS, Marineuza Lourenço de Amorim-
dc.date.accessioned2023-12-20T14:10:51Z-
dc.date.available2023-12-20T14:10:51Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationMATOS, Marineuza Lourenço de Amorim. Português para surdo como l2 numa abordagem colaborativa: reflexões teóricas acerca da prática no programa de apoio ao discente ingressante (PADI) da UFT. 2022. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6216-
dc.description.abstractThe topic of teaching Portuguese for the deaf as a L2 is a constant among the various researchers in the field of education. Henceforth, this research deals with a relevant theme in the issue of teaching deaf people. This one deals with the lack of specific methodology for teaching Portuguese in the written modality as L2. Authors such as Gesser, (2010) addresses issues related to the methodology of teaching Libras as L2, Basso, Strobel and Masutti, (2009) deals with issues concerning the methodology of teaching Libras as L1, all these articles were essential for guidance in the area of education, as they produced major changes in the way of teaching and seeing the deaf person. As a result, I come to problematize the failure of deaf students in the regular inclusive classroom in which the deaf attend the class in the L1 of the listener while the L1 of the deaf is ignored. Thus, the oral Portuguese methodology prevails. While a methodology centered on Portuguese written as L2, would favor cognitive, social and other higher functions. Still committing myself to bring some theoretical reflections about the collaborative and communicative approaches which Figueiredo among other authors implemented as a method of language teaching. For this reason, they were adopted in the Support Program for Incoming Students (PADI) at UFT, in the state of Tocantins.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectAbordagem colaborativapt_BR
dc.subjectPadipt_BR
dc.subjectTeaching methodologyen
dc.subjectPortuguese languageen
dc.subjectDeafen
dc.subjectCollaborative approachen
dc.titlePortuguês para surdo como l2 numa abordagem colaborativa: reflexões teóricas acerca da prática no programa de apoio ao discente ingressante (PADI) da UFT.pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO tema ensino de português para surdo como L2 é uma constante entre os vários pesquisadores da área da educação. Doravante esta pesquisa trata de uma temática relevante na questão do ensino de pessoas surdas. Essa trata da falta de metodologia específica para o ensino de português na modalidade escrito como L2. Autores como Gesser, (2010) aborda questões referentes a metodologia do ensino de Libras como L2, Basso, Strobel e Masutti, (2009) trata de assuntos concernentes a metodologia do ensino de Libras como L1, todos esses artigos foram imprescindíveis para a orientação na área da educação, pois produziram grandes mudanças na forma de ensinar e de ver a pessoa surda. Em virtude disso venho problematizar o insucesso dos alunos surdos na sala regular de aula inclusiva na qual os surdos assistem a aula na L1 do ouvinte enquanto que a L1 do surdo é ignorada. Prevalecendo assim a metodologia de português oral. Enquanto que uma metodologia centrada no português escrito como L2, favoreceria o desenvolvimento cognitivo, o social e outras funções superiores. Ainda me comprometendo trazer algumas reflexões teóricas acerca das abordagens colaborativa e comunicativa as quais Figueiredo entre outros autores implementaram como método de ensino de língua. Por esse motivo as mesmas foram adotadas no Programa de Apoio ao Discente Ingressante (PADI) da UFT, no estado do Tocantins.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LIBRASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras ‒ Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marineuza Lourenço de Amorim Matos - TCC.pdf531.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.