Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6213
Authors: Oliveira, Yanne Karinny Milhomem de
metadata.dc.contributor.advisor: Medeiros, José Marcelo Martins
Title: Centro de ensino e desenvolvimento para crianças autistas em Palmas – TO: arquitetura sensorial
Keywords: Arquitetura sensorial;Autismo infantil;Ensino especializado;Childhood autism;Sensory architecture;Specialized education
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Yanne Karinny Milhomem de. Centro de ensino e desenvolvimento para crianças autistas em Palmas – TO: arquitetura sensorial. 2021. 84f. Monografia (Graduação). Curso de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Crianças Autistas apresentam prejuízos no sentido sinestésico, devido a uma percepção sensível e fragmentada dos espaços. Estímulos do meio externo podem resultar em sobrecargas sensoriais com esgotamento físico e mental. Nesse contexto o objetivo do trabalho é desenvolver um estudo teórico para o embasamento do anteprojeto, de um Centro de Ensino e desenvolvimento para Crianças autistas, utiliza-se como princípio a arquitetura sensorial e igualitária para soluções que contribuam para o avanço psicoeducacional dessas crianças. Para isso como metodologia o uso de pesquisas bibliográficas, estudos de correlatos como instrumento de análise e diagnostico das condicionantes da área de implantação do projeto. Acredita-se que a arquitetura sensorial qualifique o espaço construído para crianças autistas, oferecendo além do conforto físico e psicológico, a autonomia dos seus usuários.
Abstract: Autistic Children exhibit impairment in their kinesthetic sense, due to a sensible and fragmented perception of spaces. External stimuli can result in sensorial overloads that could cause physical and mental exhaustion. In this context, the objective of this work is to develop a theoretical study to give basis to the draft of an Education and Development Center for Autistic Children, using as the principle a sensory and equalitary architecture to solutions that contribute towards the psychoeducational advancement of those children. For that, the methodology used was bibliographical research of related studies as instruments of analysis and diagnostics of the conditioning aspects of the project implementation area. It is believed that sensory architecture qualifies the space built for Autistic Children, offering, beyond physical and psychological comfort, autonomy to its users.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6213
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