Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6200
Authors: Silva, Natália Batista da
metadata.dc.contributor.advisor: Viana, Rodney Haulien Oliveira
Title: O uso tradicional do fogo e o ensino de Ciências
Keywords: Manejo tradicional.;Fogo;Ensino;Ciências.;Traditional management. Fire;Teaching;Sciences
Issue Date: 2-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Natália Batista da. O uso tradicional do fogo e o ensino de Ciências. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A humanidade desde muito tempo está diretamente relacionada ao domínio e uso do fogo. Ao viver coletivamente e se agrupar em volta da fogueira para se aquecer, o homem foi obrigado a estabelecer regras de convivências mais claras, para isto ele foi forçado a desenvolver a fala. O objetivo deste trabalho é contribuir com informações sobre o uso tradicional do fogo relacionando com práticas educativas. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de abril e Agosto de 2019, sendo realizada por meio de entrevistas. A população amostral dessa pesquisa foi de quatro entrevistados, com faixa etária de 69 a 83 anos. O conhecimento evoluiu muito desde a antiguidade. Atualmente sabe se que o fogo é um fenômeno tão presente quanto antes e com o mesmo poder de destruição, mas que se adequadamente manejado, pode ter seus efeitos positivos. Antes de obter os benefícios do fogo para as suas atividades diárias, que atualmente, houve um longo período de tempo, de difícil posicionamento, entre a primeira vez que o homem se deparou com o fogo e a descoberta do primeiro benefício que ele trouxe para a sua vida cotidiana. Conclui-se que há um vasto conhecimento referente ao domínio do fogo. É possível notar que todos os entrevistados já utilizaram o fogo de alguma forma. O conhecimento que possuem sobre as mais variadas técnicas de utilização do fogo para alguma atividade doméstica é nítido, pois é um conhecimento popular ou familiar, que foram adquiridos ao longo da vida.
Abstract: Humanity has long been directly related to the mastery and use of fire. By living collectively and gathering around the fire to keep warm, man was forced to establish clearer rules of coexistence, for this he was forced to develop speech. The objective of this work is to contribute with information about the traditional use of fire related to educational practices. Data collection took place between April and August 2019, and was conducted through interviews. The sample population of this research was four interviewees, aged between 69 and 83 years. Knowledge has evolved a lot since antiquity. It is now known that fire is as present a phenomenon as before and with the same destructive power, but that if properly managed, it can have its positive effects. Before obtaining the benefits of fire for his daily activities, there was currently a long period of time, difficult to position, between the first time that man came across fire and the discovery of the first benefit that it brought to his daily life. It is concluded that there is a vast knowledge regarding the domain of fire. It is possible to notice that all the interviewees have already used fire in some way. The knowledge they have about the most varied techniques of using fire for some domestic activity is clear, because it is a popular or familiar knowledge, which were acquired throughout life.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6200
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natália Batista da Silva - tcc.pdf788.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.