Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6194
Authors: Miranda, Nascimento Marques de
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Lucas Barbosa e
Title: A percepção dos problemas ambientais urbanos como subsídio à educação ambiental: um estudo com professores da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, Palmas (TO)
Keywords: Método fenomenológico; Percepção ambiental; Problemas ambientais; Educação ambiental; Escola; Phenomenological method; Environmental perception; Environmental problems; Environmental education; School
Issue Date: 20-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
Citation: MIRANDA, Nascimento Marques de. A percepção dos problemas ambientais urbanos como subsídio à educação ambiental: um estudo com professores da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, Palmas (TO). 2023. 157f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A educação ambiental tem buscado superar os paradigmas dominantes na sociedade, dos quais derivam práticas conservadoras e pré-estabelecidas de um ensino predominantemente naturalista e com dimensão biológica, em contextos muitas vezes deslocados dos sujeitos do processo educativo. Com base nessa premissa, esta investigação propõe uma abordagem fenomenológica, com enfoque na percepção dos professores da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva acerca dos problemas ambientais da área noroeste de Palmas (TO), também conhecida como ARNOs. O propósito é o de contribuir com subsídios para uma educação ambiental crítica e emancipatória, devidamente alicerçada no mundo vivido pela própria comunidade escolar, em especial suas vivências e experiências. A pesquisa foi realizada por meio da coleta de descrições verbais, no sentido de ouvir os participantes (16 professores da escola mencionada), de procedimentos de redução e de identificação de essências, sob o enfoque de uma variante do método fenomenológico. Trata-se da abordagem denominada ouvindo, pela qual os sujeitos se expressam livremente sem a interferência do pesquisador. Adicionalmente, foram realizadas mais duas abordagens metodológicas complementares com os sujeitos da pesquisa para o aprofundamento das essências reveladas às suas consciências, formando uma espécie de triângulo metodológico, quais sejam: o perguntando e o observando. Tais abordagens foram contempladas pela aplicação das técnicas de entrevista estruturada e de entrevista não estruturada e da técnica de observação indireta, respectivamente. Entre os principais resultados, constatou-se que a percepção dos professores sobre a área focalizada se caracteriza pela pluralidade de sentidos, transcende os limites da dimensão natural e incorpora outros aspectos, como elementos locacionais, afetivos, urbanísticos, paisagísticos, históricos, sociais, fundiários, dentre outros. Além disso, os sujeitos percebem o ambiente e os problemas ambientais principalmente pelos efeitos do comportamento dos seres humanos em sua relação conflituosa com o ambiente urbano, ou seja, sob os aspectos e problemas vividos pelos sujeitos em suas práticas socioambientais no contexto das ARNOs. Contudo, a educação ambiental praticada na escola em questão ainda não consegue refletir tal complexidade, o que leva ao apontamento de caminhos possíveis para o enfrentamento desse descompasso.
Abstract: Environmental education has sought to overcome the dominant paradigms in society, from which conservative and pre-established practices derive from a predominantly naturalistic teaching with a biological dimension, in contexts that are often displaced from the participants of the educational process. Based on this premise, this investigation proposes a phenomenological approach, focusing on the perception of the teachers of the Beatriz Rodrigues da Silva School about the environmental problems of the northwest area of Palmas (TO), also known as ARNOs. The purpose is to contribute with subsidies for a critical and emancipatory environmental education, duly grounded in the lived world by the school community itself, especially its experiences. The research was carried out through the collection of verbal descriptions, in the sense of listening to the participants (16 teachers from the aforementioned school), of procedures forreducing and identifying essences, under the focus of a variant of the phenomenological method. This is the so-called listening approach, through which participants express themselves freely without interference from the researcher. Additionally, two more complementary methodological approaches were carried out with the research participants to deepen the essences revealed to their consciences, forming a kind of methodological triangle, namely: asking questions and observing. Such approaches were covered by the application of structured and unstructured interview techniques and the indirect observation technique, respectively. Among the main results, it was found that the teachers' perception of the focused area is characterized by a plurality of meanings, transcends the limits of the natural dimensionand incorporates other aspects, such as locational, affective, urbanistic, landscape, historical, social, land tenure elements, among others. In addition, the participants perceive the environment and environmental problems mainly through the effects of the behavior ofhuman beings in their conflicting relationship with the urban environment, that is, under the aspects and problems experienced by the participants in their socio-environmental practices inthe context of the ARNOs. However, the environmental education practiced at the school in question still fails to reflect such complexity, which leads to the pointing of possible ways to face this mismatch.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6194
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