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Authors: Alencar, Rodrigo Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Érica Cupertino
Title: Estratégia articulada para Ensino inclusivo de tópicos de ondulatória
Keywords: Inclusão, Física Ondulatória, Álbum de Figurinhas, UEPS.
Issue Date: 2022
Citation: ALENCAR, Rodrigo Costa. Estratégia articulada para Ensino inclusivo de tópicos de ondulatória. 2022.143f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este presente trabalho busca investigar o potencial pedagógico de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, utilizando-se de várias ferramentas como recurso metodológico para o ensino da Física Ondulatória para 15 alunos de uma turma da 3ª Série do Ensino Médio, na qual, dentre os estudantes, uma aluna possui comprovadamente, a partir de laudo médico, Deficiência Intelectual – DI. Além da sequência didática baseada em uma UEPS que se apoia no princípio da aprendizagem significativa de David Ausubel, o produto educacional também consiste em um Álbum de Figurinhas, utilizado como estratégia de Gamificação, e atividades que utilizam, dentre os principais métodos, a mecânica da Sequência de Ensino Investigativo – SEI e a Rotação por Estação baseada no estudo sobre o Ensino Híbrido. A escolha destas ferramentas potencialmente facilitadoras de aprendizagem baseia-se na experiência docente do pesquisador envolvido neste trabalho. Para a produção do produto educacional algumas ferramentas de designer gráfico foram utilizadas, sendo elas o programa Adobe Photoshop, o programa Office PowerPoint e a plataforma online do Canva. A escolha do objeto de conhecimento Ondulatória levou em conta o cronograma do projeto, que designava a aplicação durante o 4º Bimestre de 2021, e o documento curricular vigente para a educação do estado daquele ano. O conteúdo de Física foi ministrado durante as aulas regulares, entretanto, em função da pandemia da COVID-19, as normativas do estado do Tocantins deixavam opcional a presença do aluno em sala de aula. Assim mesmo que roteiros adaptados, contendo o conteúdo programado de ondulatória, tenham sido encaminhados para todos os alunos que decidiram ficar em suas casas, os dados utilizados no trabalho são somente dos alunos que optaram por estar presencialmente na unidade escolar, já que muitas das dinâmicas da sequência didática necessitavam da presença do aluno. Este produto educacional se mostrou uma boa estratégia de inclusão social e educacional, pois os dados coletados durante a aplicação da sequência didática apresentaram significativas mudanças comportamentais e de aprendizagem da aluna com DI, o que pode ser identificado por meio da realização das atividades propostas da UEPS.
Abstract: This present work seeks to investigate the pedagogical potential of a Potentially Significant Teaching Unit - PMTU, using various tools as a methodological resource for teaching Wave Physics to 15 students from a 3rd Grade High School class, in which, among students, one student has, based on a medical report, proven Intellectual Disability – ID. In addition to the didactic sequence based on a PMTU that is based on the principle of meaningful learning by David Ausubel, the educational product also consists of a Stickers Album, used as a Gamification strategy, and activities that use, among the main methods, the mechanics of Investigative Teaching Sequence – ITS and Station Rotation based on the study of Blended Teaching. The choice of these potentially facilitating learning tools is based on the teaching experience of the researcher involved in this work. For the production of the educational product, some graphic designer tools were used, namely the Adobe Photoshop program, the Office PowerPoint program and the Canva online platform. The choice of the Undulatory knowledge object took into account the project schedule, which designated the application during the 4th Bimester of 2021, and the current curriculum document for education in the state of that year. The Physics content was taught during regular classes, however, due to the COVID-19 pandemic, the regulations of the state of Tocantins made the presence of the student in the classroom optional. Even though adapted scripts, containing the programmed waveform content, were sent to all students who decided to stay at home, the data used in the work are only from students who chose to be in person at the school unit, since many of the dynamics of the didactic sequence required the presence of the student. This educational product proved to be a good strategy for social and educational inclusion, as the data collected during the application of the didactic sequence showed significant behavioral and learning changes in the student with ID, which can be identified by carrying out the proposed activities of the PMTU.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6188
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

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