Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6184
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, Regina Lélis-
dc.contributor.authorSantos, Caio Matheus Fontinele dos-
dc.date.accessioned2023-12-14T15:57:02Z-
dc.date.available2023-12-14T15:57:02Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, Caio Matheus Fontinele dos. Painéis Solares e a Física de Semicondutores: A utilização de UEPS’s no ensino de tópicos de Física Moderna e Contemporânea na educação básica.2022.216f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduaçao em Ensino de Física, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6184-
dc.description.abstractThe present work proposes the elaboration of potentially significant teaching units (UEPS’s) combined with the methodology of the three pedagogical moments (3MP) in order to support the teaching-learning process of selected topics of Modern and Contemporary Physics (FMC), in particular the materials semiconductors and their main application: Solar cells and panels. This approach aims to contribute to a teaching-learning process closer to the student’s reality, contextualized and well structured, thus consisting of a proposal that dares to contribute to the improvement of Physics teaching in the way it is currently performed. To this end, relevant resources were used, such as computer simulators and assisted experiments using the Arduino platform, in order to enrich the teaching-learning process. The educational product from the research was applied to a third year high school class. At the end of the application process of the educational product, the objective of offering Physics classes that, with a focus on significant learning, contribute to the scientific training of students was achieved.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSemicondutores; Célula solar; Painel solar; UEPS; Ensino de Física.pt_BR
dc.titlePainéis Solares e a Física de Semicondutores: A utilização de UEPS’s no ensino de tópicos de Física Moderna e Contemporânea na educação básicapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe a elaboração de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS’s) aliada a metodologia dos três momentos pedagógicos (3MP) a fim de alicerçarem o processo de ensino aprendizagem de tópicos seletos de Física Moderna e Contemporânea (FMC), em específico os materiais semicondutores e sua principal aplicação: As células e painéis solares. Tal abordagem visa contribuir para um processo de ensino aprendizagem mais próximo da realidade do aluno, contextualizado e bem estruturado, consistindo assim, em uma proposta que ousa contribuir para a melhoria do ensino de Física da forma como é executado atualmente. Para tal, fez-se uso de recursos pertinentes como simuladores computacionais e experimentos assistidos utilizando a plataforma Arduino, a fim de enriquecer o processo de ensino aprendizagem. O produto educacional proveniente da pesquisa foi aplicado em uma turma de terceiro ano do ensino médio. Ao final do processo de aplicação do produto educacional, o objetivo de ofertar aulas de Física que, com foco na aprendizagem signitficativa, contribuam para a formação científica dos discentes foi alcançado.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_formato_MNPEF.pdf9.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.