Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6162
Authors: Silva, Kallynne Guimarães da
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Rosemeire dos
Title: Serviço Social e debate étnico-racial: uma análise dos projetos político-pedagógicos de cursos – PPC das unidades de formação acadêmica – UFA em serviço social da região norte da ABEPSS
Keywords: Serviço social;Questão étnico-racial;Formação profissional;Diretrizes curriculares
Issue Date: 28-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Kallynne Guimarães da. Serviço Social e debate étnico-racial: uma análise dos projetos político-pedagógicos de cursos – PPC das unidades de formação acadêmica – UFA em serviço social da região norte da ABEPSS. 2023. 63f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar os Projetos PolíticoPedagógicos de Curso – PPC, no que tange ao debate étnico-racial na formação profissional em Serviço Social das Unidades de Formação Acadêmicas – UFA federais da região norte, seguindo a divisão regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, sendo assim, os cursos de Serviço Social escolhidos para esses estudo são das Universidades Federais do Maranhão, Tocantins, Amazonas, Pará e Piauí. A proposta de análise qualitativa se desenvolve acerca de verificar como as UFA apresenta o debate étnicoracial na formação em Serviço Social na região norte. O interesse pelo tema para esse trabalho se desenvolve a partir de inquietações acerca do exercício da prática profissional, tendo em vista que, a formação social e cultural brasileira e a discussão étnico-racial na sociedade por muito tempo não foram pautas dentro da formação em Serviço Social. Nesse sentido, chega-se à contemporaneidade com uma escassez de discussões teórico e crítico sobre a questão étnicoracial, no interior da profissão em Serviço Social, colocando vários desafios para a compreensão das demandas que chegam até os espaços sócio ocupacionais da profissão, que exigem a compreensão das relações sociais a partir do imbricamento de classe social, raça/etnia, e gênero, em que sem essa compreensão o entendimento das expressões da ‘questão social’, ficam limitadas.
Abstract: This Course Completion Work aims to analyze the Course Pedagogical Projects - PPC, with regard to the ethnic-racial debate in professional training in Social Work of the Federal Academic Training Units - UFA of the northern region, following the regional division of Association for Teaching and Research in Social Work – ABEPSS, so the Social Work courses chosen for this study are from the Federal Universities of Maranhão, Tocantins, Amazonas, Pará and Piauí. The proposal of qualitative analysis is developed around verifying how the UFA present the ethnic-racial debate in the training in Social Work in the northern region. The interest in the theme for this work develops from concerns about professional practice, considering that, due to the Brazilian social and cultural formation, the ethnic-racial discussion in society, as well as in-service training, was not placed on the agenda. society for many years. In this sense, contemporaneity comes with a lack of theoretical and critical discussions on the ethnic-racial issue, within the profession of social work, posing several challenges for the understanding of the demands that reach the socio-occupational spaces of the profession, which require the understanding of social class, race/ethnicity, and gender, in which without this understanding the understanding of the expressions of the 'social question', are limited.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6162
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kallynne Guimarães da Silva - Monografia.pdf838.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.