Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6129
Authors: Costa, Mávia Matias
metadata.dc.contributor.advisor: Freire, uciley Silva Evangelista
Title: Proposta pedagógica curricular da educação infantil em municípios tocantinenses: Uma análise sobre as concepções de infância e criança
Keywords: Proposta Pedagógica Curricular; Infância; Criança; Educação infantil; Curricular Pedagogic Approach; Childhood; Preschool Education
Issue Date: 28-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: COSTA, Mávia Matias. Proposta pedagógica curricular da educação infantil em municípios tocantinenses: Uma análise sobre as concepções de infância e criança. 2023. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A área do currículo da educação infantil tem ganhado destaque nas discussões acadêmicas e nas legislações nos últimos anos, a partir do seu reconhecimento como etapa da educação básica por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diante desse reconhecimento, foram elaborados documentos orientadores para a construção de currículos, como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e, recentemente, a Base Nacional Comum Curricular, além de documentos normativos, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. No campo acadêmico, o currículo dessa etapa é um campo de disputa de concepções entre aqueles que defendem que não deve haver preocupação com o processo de escolarização, e os que defendem que, por ser uma etapa de ensino, o trabalho deve ter como premissa a transmissão dos conhecimentos científicos. Na perspectiva de compreender essa realidade, no contexto da educação municipal, em que esses documentos se materializam ou não, delineou-se, como objetivo geral, identificar se os municípios que compõem a Regional de ensino de Guaraí-TO dispõem de uma proposta pedagógica curricular para a educação infantil e quais suas concepções de infância, criança e currículo. Para análise desse objeto de estudo, recorreu-se às contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica quanto às concepções de currículo e educação infantil, e da Psicologia Histórico-Cultural com destaque para o papel do desenvolvimento e da aprendizagem da criança na infância. Para tanto, a abordagem da pesquisa foi qualitativa e se realizou uma revisão da literatura e análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos das instituições dos municípios pesquisados por meio da análise de conteúdo. Também foi realizada uma pesquisa empírica com o estudo de casos múltiplos que envolveu oito municípios da Regional, cujos procedimentos para a coleta de dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os municípios pesquisados não construíram suas propostas pedagógicas curriculares, pois se baseiam no Documento Curricular do Território do Tocantins, de modo que suas concepções de infância, criança e as concepções curriculares são as mesmas da diretriz estadual. Trata-se de uma concepção baseada na Pedagogia das Competências e na Pedagogia da Infância, que defendem um trabalho espontaneísta e baseado nas experiências imediatas da criança, e que se contrapõe à concepção histórico-crítica, fundamento deste estudo, que revela que a criança precisa, desde muito cedo, se apropriar da cultura elaborada para se desenvolver e aprender o saber sistematizado e construído historicamente pelo conjunto dos homens.
Abstract: The curricular area of Preschool Education has been gaining popularity in the academic discussions and legislations during the last years, starting with its recognition as a phase of basic education through Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. With this recognition, guiding documents were elaborated for the construction of curricula, as the Referencial Curricular Nacional for Preschool Education and, recently, Base Nacional Comum Curricular, besides normative documents, like the Diretrizes Curriculares Nacionais for Preschool Education. In the academic field, the curriculum of this phase is a field of dispute between the conceptions of those who defend that there shouldn’t be a concern with the schooling process and those who defend that, because it is a phase of education, that work should have as its premise the transmission of scientific knowledge. In the perspective of understanding this reality, in the context of municipal education, in which these documents materialize or not, we highlighted, as a general objective, to identify if the cities that compose the education Regional of Guaraí-TO have a defined curricular pedagogic approach for preschool education and what are its conceptions of childhood, child and curriculum. For the analysis of this study object, we recurred to the contributions of Historical-Critical Pedagogy in what concerns the concepts of curriculum and preschool education and from Historical-Cultural Psychology with a highlight to the role of the development of the child’s education during childhood. For that, the approach of this research was of a qualitative character and a revision of the literature and documental analysis of the Political-Pedagogical Projects of the institutions of the cities researched through content analysis was performed. We also performed empirical research with the study of multiple cases that involved eight cities of the Regional whose procedures for data collection were questionnaires and semi structured interviews. The results made it evident that the researched cities had not built their curricular pedagogic approaches, because they were based on the Documento Curricular do Território do Tocantins, in a way that its concepts of childhood, child and its curricular conceptions are the same of the state directives. That is a conception based on the Pedagogy of Competences and in the Childhood Pedagogy, which defend a spontaneous work based on the immediate experiences of the child, and that oppose the historical-critical conception, the foundation of this study, which reveals that the child needs, since very early, to be appropriated of the elaborated culture in order to develop and learn the systematized knowledge that has been historically constructed by the ensemble of men.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6129
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mávia Matias Costa - Dissertação.pdf1.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.