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Authors: Brandão, Edivan Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Grangeiro, Adriano Filipe Barreto
Title: Avaliação do cronotipo e fatores associados em estudantes de educação física durante o ensino remoto na Universidade Pública do Norte do Tocantins
Keywords: Covid-19;Fenômenos Cronobiológicos;Saúde Mental;Covid-19;Chronobiology Phenomena;Mental health
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Edivan Ribeiro Brandão. Avaliação do cronotipo e fatores associados em estudantes de educação física durante o ensino remoto na Universidade Pública do Norte do Tocantins. 29 f. 2023. Artigo (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis - TO.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o cronotipo de alunos do Curso de Educação Física durante o ensino remoto em uma universidade pública do norte do Tocantins, associando com fatores sociodemográficos, ansiedade e depressão, qualidade de sono. Estudo transversal e analítico no qual participaram 68 alunos matriculados no semestre 2021.2. Foram aplicados questionários com dados sociodemográficos, o questionário Munich Chronotype Questionnaire para identificar os cronotipos; Para avaliação da qualidade do sono, utilizado o Índice de qualidade de sono de Pittsburgh; e por fim o inventário de ansiedade e depressão de Beck para avaliação dos transtornos mentais. Foram utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson, para análise dos dados. 55,9% dos participantes eram do sexo feminino com cronotipo: intermediário 30,9%, matutino 13,2% e vespertino 11,8%. Solteiros (79,4%) cronotipo: intermediário 45,6%, matutino 22,1%, vespertinos 11,8%. Com filhos (25,0%) com cronotipo: intermediários 10,3%, vespertino 8,8%, matutino 5,9%. Residentes no Tocantins (85,3%) cronotipo: intermediário 44,1%, matutino 23,5%, vespertinos 17,6%. Com dois ou mais pessoas com o mesmo grau de parentesco (79,4%) cronotipo: intermediário 42,6% vespertino 19,2%, matutino 17,6%. Católicos (61,8%) cronotipo: intermediário 38,2%, matutino 11,8%, vespertinos 11,8%. Sem renda (45,5%) cronotipo: vespertino 20,6%, matutino 16,2%, matutino 8,8%. Foi possível constatar que os cronotipos estão diretamente relacionados a qualidade do sono e que os alunos diagnosticados com depressão e ansiedade possuíam uma má qualidade no sono mais acentuada. Também foi possível observar que pessoas do cronotipo vespertino tiveram mais prevalência de ansiedade e depressão.
Abstract: This research aimed to analyze the chronotype of students of the Physical Education Course during remote teaching at a public university in the north of Tocantins, associating it with sociodemographic factors, anxiety and depression, quality of sleep. Crosssectional and analytical study in which 68 students enrolled in the 2021.2 semester participated. Questionnaires with sociodemographic data were applied, the Munich Chronotype Questionnaire to identify chronotypes; To assess sleep quality, the Pittsburgh Sleep Quality Index was used; and, finally, the Beck Anxiety and Depression Inventory for assessing mental disorders. Pearson's chi-square tests were used for data analysis. 55.9% of 1 Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Centro de Educação, Humanidades e Saúde de Tocantinópolis. E-mail: edivan.brandao@mail.uft.edu.br 2 Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Centro de Educação, Humanidades e Saúde de Tocantinópolis. E-mail: filipe@uft.edu.br the participants were female with chronotype: intermediate 30.9%, morning 13.2% and afternoon 11.8%. Singles (79.4%) chronotype: intermediate 45.6%, morning 22.1%, afternoon 11.8%. With children (25.0%) with chronotype: intermediate 10.3%, afternoon 8.8%, morning 5.9%. Residents of Tocantins (85.3%) chronotype: intermediate 44.1%, morning 23.5%, afternoon 17.6%. With two or more people with the same degree of kinship (79.4%) chronotype: intermediate 42.6% afternoon 19.2%, morning 17.6%. Catholics (61.8%) chronotype: intermediate 38.2%, morning 11.8%, afternoon 11.8%. Without income (45.5%) chronotype: afternoon 20.6%, morning 16.2%, morning 8.8%. It was possible to verify that the chronotypes are directly related to the quality of sleep and that students diagnosed with depression and anxiety had a more pronounced poor quality of sleep. It was also possible to observe that people of the afternoon chronotype had a higher prevalence of anxiety and depression.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6088
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