Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6013
Authors: Lopes, Suely Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Parente, Temis Gomes
Title: Mulheres na gestão das IFES: uma análise sobre a perspectiva de gênero no espaço organizacional da Universidade Federal do Tocantins - UFT
Keywords: Gênero; Gestão; Cargos de Poder; Universidade; UFT; Gender; Management; Power Positions; University
Issue Date: 17-May-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR
Citation: LOPES, Suely Pereira. Mulheres na gestão das IFES: uma análise sobre a perspectiva de gênero no espaço organizacional da Universidade Federal do Tocantins - UFT.2023. 130f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo pretende contribuir com a discussão sobre as perspectivas de gênero das mulheres e homens ocupantes dos cargos de gestão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), tendo como recorte analítico a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Nesse sentido, a pesquisa trata das perspectivas de gênero em um determinado contexto sociocultural e busca dialogar com as epistemologias feministas. O objetivo é analisar como as mulheres ocupantes de cargos de gestão como Reitora e Pró-reitora da UFT colocaram nas suas práticas as perspectivas de gênero. A questão que guia este estudo é: como e se as mulheres que ocuparam cargos de gestão na administração superior da UFT colocaram nas suas práticas as perspectivas de gênero? Para tanto, realizamos um estudo de caso de natureza qualitativa com base na metodologia da História Oral. Assim, o referencial teórico-metodológico escolhido para este estudo busca compreender as perspectivas de gênero no espaço organizacional, considerando as histórias de vida, as experiências pessoais das mulheres e homens que ocuparam cargos de gestão na UFT. A história oral é importante para essa pesquisa, por trazer narrativas das mulheres e dos homens com interpretação do presente junto às memórias do passado. Desse modo, este trabalho contribui para os estudos de gênero nos espaços de poder e tomada de decisão no âmbito da universidade. Este trabalho tenciona as narrativas de mulheres e homens, porém, as falas das mulheres são destacadas, tendo em vista, a posição que se encontram na sociedade e o caminho percorrido. O recorte temporal foi 2003-2021 abrangendo um período de dezoito anos, período escolhido devido ao processo de criação e expansão da universidade e tem como interlocutores/as sete mulheres que ocuparam cargo de pró- reitora e três homens que ocuparam cargo de reitor da referida Instituição. A relevância desse estudo está em apresentar a realidade social e profissional vivenciada por mulheres que atuaram e atuam na condução da UFT. Além disso, busca-se despertar o interesse de outros/as pesquisadores/as na continuidade de investigações das perspectivas de gênero nas universidades federais brasileiras, contribuindo com o tema no mundo contemporâneo, onde destaca-se a criação de novas epistemes sobre antigos temas. Concluiu-se diante das narrativas apresentadas, que as(os) interlocutoras(es) da pesquisa mostraram que não tinham a noção teórica da perspectiva de gênero, assim não lhe operacionalizam na gestão. Desse modo, tem relação com a estrutura e também com as possibilidades individuais. Apesar de que as interlocutoras não tenham mobilizado a perspectiva de gênero em sua gestão, sua presença nesse espaço de poder é um reflexo de mudanças. Notou-se que o ambiente da gestão superior da UFT ainda não é favorável ao ingresso de outras mulheres, sendo ocupado preponderantemente por homens. Por fim, é necessário que mais mulheres ocupem os espaços de poder para que nossas reivindicações possam ser explicitadas, reconhecidas e contempladas com equidade de gênero. É necessário a igualdade de oportunidades para homens e mulheres e pela equiparação das mulheres com os homens na ocupação de cargos nos espaços de poder. Desse modo, esperamos que esse estudo amplie o debate sobre a presença das mulheres em posições estratégicas dentro das instituições públicas brasileiras.
Abstract: This study intends to contribute to the discussion on the gender perspectives of women and men holding management positions at Federal Institutions of Higher Education (FIHE), having the Federal University of Tocantins (UFT) as an analytical focus. In this sense, the research deals with gender perspectives in a given sociocultural context and seeks to dialogue with feminist epistemologies. The objective is to analyze how the women that holding management positions such as Rector and Pro-Rector of the UFT put gender perspectives in their practices. The question that guides this study is: how and if the women who occupied management positions in the upper administration of the UFT put gender perspectives in their practices? For that, we carried out a case study of a qualitative nature based on the methodology of Oral History. Thus, the theoretical-methodological framework chosen for this study seeks to understand gender perspectives in the organizational space, considering the life stories, personal experiences of women and men who occupied management positions at UFT. Oral history is important for this research, as it brings narratives of women and men with an interpretation of the present together with memories of the past. Thus, this work contributes to gender studies in spaces of power and decision-making within the university. This work intends the narratives of women and men, however, the women's speeches are highlighted, in view of the position they are in society and the path taken. The time frame was 2003-2021 covering a period of eighteen years, a period chosen due to the process of creation and expansion of the university and has as interlocutors the seven women who held the position of pro-rector and three men who held the position of rector of the aforementioned Institution. The relevance of this study lies in presenting the social and professional reality experienced by women who acted and act in conducting the UFT. In addition, it seeks to awaken the interest of other researchers in the continuity of investigations of gender perspectives in the Brazilian federal universities, contributing to the theme in the contemporary world, where the creation of new epistemes on old themes stands out. It was concluded, given the narratives presented, that the interlocutors of the research showed that they did not have a theoretical notion of the gender perspective, so they do not operationalize it in management. In this way, it is related to the structure and also to the individual possibilities. Although the interlocutors have not mobilized the gender perspective in their management, their presence in this space of power is a reflection of changes. It was noted that the upper management environment at UFT is still not favorable to the entry of other women, being predominantly occupied by men. Finally, it is necessary for more women to occupy spaces of power so that our claims can be made explicit, recognized and contemplated with gender equity. Equal opportunities for men and women and the equality of women with men in occupying positions in spaces of power are necessary. In this way, we hope that this study will broaden the debate on the presence of women in strategic positions in the Brazilian public institutions
URI: http://hdl.handle.net/11612/6013
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suely Pereira Lopes - Dissertação.pdf1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.