Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLocatelli, Cleomar-
dc.contributor.authorPereira, Maria Tarlane Alves-
dc.date.accessioned2023-09-14T13:58:57Z-
dc.date.available2023-09-14T13:58:57Z-
dc.date.issued2023-04-17-
dc.identifier.citationMaria Tarlane Alves Pereira. O papel das gestoras na avaliação do desempenho docente segundo a compreensão de diretoras e coordenadoras das Escolas Municipais de Nazaré-TO. 31 f. 2023. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal Do Tocantins, Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-TO.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5838-
dc.description.abstractThe present work has as its object of study the evaluation of teaching work according to the understanding of principals and pedagogical coordinators of the municipal schools of Nazaré - TO. The objective is to identify the teaching performance evaluation process in the municipality of Nazaré from the questions and conditions that the school offers to the teacher. Recognize the needs of evaluating the teacher's work and estimate in what situation the assessment of teaching performance can discourage or make the teacher's work painful. In addition, we seek to analyze the teacher's performance in the organization and management of the school, explaining what is necessary to participate in school management and also highlight the understanding of managers about their role in assessing teaching performance. For the development of the research, we use interviews with directors and pedagogical coordinators of the municipality of Nazaré. It was found that the evaluation of teaching performance is present by verifying how the teaching work is defined, if the teacher is doing a good job, if it is possible to measure this individual or collective teaching performance from the process of pedagogical follow-up at the school. It is estimated that this work will contribute to the understanding of the teaching work through the Municipal Directors and Pedagogical Coordinators.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho docentept_BR
dc.subjectDiretora e Coordenadora pedagógicapt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectTeacher performancept_BR
dc.subjectDirector and Pedagogical Coordinatorpt_BR
dc.titleO papel das gestoras na avaliação do desempenho docente segundo a compreensão de diretoras e coordenadoras das Escolas Municipais de Nazaré-TOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo a avaliação do trabalho docente segundo a compreensão de diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas municipais de Nazaré - TO. O objetivo é identificar o processo de avaliação de desempenho docente no município de Nazaré, a partir dos questionamentos e das condições que a escola oferece às professoras. Reconhecer as necessidades de avaliar o trabalho das professoras e estimar em que situação a avaliação do desempenho docente pode desestimular ou tornar penoso o trabalho das professoras. Além disso, busca-se analisar a atuação das professoras na organização e gestão da escola, explanando o necessário para participar da gestão escolar e também destacar a compreensão das gestoras sobre o seu papel na avaliação do desempenho docente. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos entrevistas com diretoras e coordenadoras pedagógicas do município de Nazaré. Constatou-se que a avaliação do desempenho docente se faz presente mediante verificação de como é definido o trabalho docente, se a professora está fazendo um bom trabalho, se é possível mensurar esse desempenho docente individual ou coletivo a partir do processo de acompanhamento pedagógico na escola. Estima-se que esse trabalho venha contribuir para compreensão do trabalho docente através das diretoras e coordenadoras pedagógicas do município.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL 2023 - pós defesa.docx.pdf332.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.