Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5823
Authors: Couto, Sibelle Ferreira Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Daniele Vasco
Title: A produção de práticas profissionais antirracistas de psicólogas negras e a relação com seus percursos acadêmico-profissionais
Keywords: Formação em Psicologia;Relações raciais;Percursos acadêmico-profissionais;Práticas Antirracistas
Issue Date: 11-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: COUTO, Sibelle Ferreira Souza. A produção de práticas profissionais antirracistas de psicólogas negras e a relação com seus percursos acadêmico-profissionais. 2023. 59f. Artigo de Graduação (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetiva discutir a produção de práticas profissionais antirracistas de psicólogas negras e a relação com seus percursos acadêmico-profissionais, problematizando a formação em psicologia no Brasil no que tange às relações raciais. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, utilizando-se das ferramentas teórico-metodológicas inspiradas na arquegenealogia foucaultiana em intercessão com as formulações de Maria Aparecida Bento (2022), Grada Kilomba (2019), Silvio Almeida (2019), Beatriz Nascimento (1989; 2021), bell hooks (2013;2019), Neusa Santos Souza (2019) e Lélia Gonzalez (1984), onde a pesquisa de campo se deu através de entrevistas semiestruturadas com sete psicólogas negras da Região Norte do país. Dentre os principais resultados constata-se que no percurso acadêmico das participantes há a ausência ou pouca discussão sobre a temática das relações raciais, enquanto em suas atuações profissionais há uma construção contínua, por meio da produção de processos de aquilombamentos nos coletivos com outras(os) profissionais negras(os), da busca por referências teóricas de intelectuais negras e na leitura das demandas do território, elementos fundamentais para tecer as práticas antirracistas. Conclui-se que se torna urgente a intensificação da discussão das questões raciais no âmbito acadêmico-profissional em psicologia e que isso requer compromisso das instituições formadoras e as de fiscalização do exercício profissional, assumindo sua responsabilidade na construção de uma ciência e profissão antirracista
Abstract: The present work aims to discuss the production of anti-racist professional practices by black female psychologists and the relationship with their academic-professional paths, questioning training in psychology in Brazil with regard to racial relations. This is a qualitative work, using theoretical and methodological tools inspired by Foucauldian archegenealogy in intersection with the formulations of Maria Aparecida Bento (2022), Grada Kilomba (2019), Silvio Almeida (2019), Beatriz Nascimento (1989; 2021), bell hooks (2013;2019), Neusa Santos Souza (2019) and Lélia Gonzalez (1984), where the field research took place through semi-structured interviews with seven black psychologists from the North of the country. Among the main results, it can be seen that in the academic career of the participants there is na absence or little discussion about the theme of racial relations, while in their professional activities there is a continuous construction, through the production of processes of collocations in collectives with others (the ) black professionals, the search for theoretical references of black intellectuals and the reading of the demands of the territory, fundamental elements to weave anti-racist practices. It is concluded that it is urgent to intensify the discussion of racial issues in the academicprofessional field of psychology and that this requires commitment from educational institutions and those that supervise professional practice, assuming their responsibility in building na anti-racist science and profession.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5823
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sibelle Ferreira Souza Couto - Artigo de graduação.pdf998.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.