Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5719
Authors: Alves, Márcia Flausino Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Vizolli, Idemar
Title: Contribuições do Projovem Campo – Saberes da terra na formação de jovens agricultoras/es familiares no Bico do Papagaio
Keywords: Educação; Educação do Campo; Formação de Jovens agricultoras/es familiares; Tocantins; Education; Education of the Field; Formation of the Young Family farmers
Issue Date: 10-May-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: ALVES, Márcia Flausino Vieira. Contribuições do Projovem Campo – Saberes da terra na formação de jovens agricultoras/es familiares no Bico do Papagaio. 2021. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A educação como direito de todos perpassa pelos caminhos das contribuições da Educação do Campo. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições do Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra à formação de jovens agricultoras/es familiares na microrregião o Bico do Papagaio, Tocantins. Para tanto optou-se pela abordagem qualitativa, pois enquanto exercício de pesquisa, não se apresenta como uma proposta rigidamente estruturada para geração e interpretação dos dados, antes ela permite que a imaginação e a criatividade levem os investigadores a propor trabalhos que explorem novos enfoques, novas percepções e novos horizontes. Na classificação quanto às técnicas utilizadas, este estudo utiliza as pesquisas bibliográfica e documental. Essa técnica coleta suas amostras de dados em fontes primárias, como documentos escritos ou não, pertencentes a arquivos públicos, arquivos particulares de instituições e domicílios e fontes estatísticas. Da estatística descritiva utiliza as medidas de posição que servem para caracterizar o que é “típico” em determinado grupo estudado a partir da apresentação dos dados por meio de tabelas e gráficos. O ProJovem Campo – Saberes da Terra (2005-2012) atendeu um total de 774 estudantes no Bico do Papagaio no Tocantins durante sua vigência, promovendo formação social e profissional a partir das propostas do Programa. Os dados indicam a consecução de um Programa que foi desenvolvido para jovens agricultoras/es familiares, que por meio do curso de Agricultura Familiar e Sustentabilidade promoveu qualificação social e profissional com perspectivas na contribuição do desenvolvimento do trabalho, geração de renda e permanência das/os jovens nas comunidades na microrregião do Bico do Papagaio.
Abstract: Education as a right of all runs through the paths of the contributions of Education of the Field. In this perspective, the present study has the general objective of analyzing the contributions of the Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra to farmation young family farmers in the micro region Bico do Papagaio, Tocantins. To this end, we opted for the qualitative approach, because as a research exercise, it does not present itself as a rigidly structured proposal for the generation and interpretation of data, rather it allows imagination and creativity to lead researchers to propose works that explore new approaches, new perceptions and new horizons. In classifying the techniques used, this study uses bibliographic and documentary research. This technique collects its data samples from primary sources, such as documents written or not, belonging to public archives, private archives of institutions and households and statistical sources. From descriptive statistics, it uses position measures that serve to characterize what is “typical” in a particular group studied from the presentation of data through tables and graphs. The ProJovem Campo – Saberes da Terra (2005-2012) served a total of 774 students at Bico do Papagaio in Tocantins during its term, promoting social and professional training based on the Program's proposals. The data indicate the achievement of a Program that was developed for young family farmers, which, through the Family Farming and Sustainability course, promoted social and professional qualification with prospects for contributing to the development of work, income generation and permanence of young people in communities in the Bico do Papagaio micro region.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5719
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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