Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5542
Authors: Oliveira, Maycon Silva de
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Cleube Alves da
Title: Reflexões para o ensino de História local:
Keywords: Ensino de História;História local;Aprendizagem histórica;Palmas;Bairro Taquari;Enseñanza de la História;Aprendizaje histórico;Barrio Taquari.
Issue Date: 7-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: OLIVEIRA, Maycon Silva de. Reflexões para o ensino de História local: o bairro Taquari - Palmas - TO. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em História, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetivou discutir a aprendizagem de história, a partir da História Local como instrumento essencial na formação da consciência histórica e na construção de identidades, tendo como foco de análise a história de constituição do bairro Jardim Taquari localizada em Palmas – TO. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma turma da terceira série do ensino médio do colégio estadual Maria do Reis Alves Barros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Esse método foi utilizado como o intuito de compreender e refletir sobre as narrativas expostas pelos sujeitos da pesquisa, alunos partícipes da construção da experiência. Tivemos como hipótese que o ensino de história local pode ser uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento da construção de suas identidades, a partir do desenvolvimento da aprendizagem histórica, bem como da consciência histórica. Na medida em que os discentes conseguem desenvolver uma reflexão sobre o passado, presente e futuro, eles têm as potencialidades de se projetarem enquanto sujeitos históricos e cidadãos atuantes na construção social de sua comunidade. Para responder à hipótese proposta foram organizadas etapas com atividades distintas: apresentação da pesquisa, aulas temáticas sobre história Local/Regional, leitura e análises de textos sobre o estado do Tocantins, sobre a construção de Palmas e também sobre o jardim Taquari, posteriormente aplicamos questionários a fim de levantarmos dados. Como produto final, elaboramos uma sequência didática com orientações a serem seguidas ou adaptadas de acordo com a realidade de cada professor ou turma.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo discutir el aprendizaje de la historia, a partir de la Historia Local como instrumento esencial en la formación de la conciencia histórica y la construcción de identidades, teniendo como enfoque de análisis la historia de la constitución del barrio Jardim Taquari ubicado en Palmas - TO. Los sujetos de la investigación son alumnos de una clase de la tercera serie de la enseñanza media de la escuela estatal Maria do Reis Alves Barros. La metodología utilizada para la investigación-acción. Este método fue utilizado como una forma intuitiva de comprender y reflexionar sobre las narrativas expuestas por los sujetos de la investigación, algunos participantes en la construcción de la experiencia. Hipotetizamos que la enseñanza de la historia local puede ser una herramienta fundamental para el desarrollo y fortalecimiento de la construcción de sus identidades, a partir del desarrollo del aprendizaje histórico, así como de la conciencia histórica. En la medida que los estudiantes logren desarrollar una reflexión sobre el pasado, presente y futuro, estos temas como potencialidades se proyectarán como sujetos históricos y ciudadanos actuantes en la construcción social de su comunidad. Para responder a una propuesta de hipótesis organizada en etapas con diferentes actividades: presentación de la investigación, clases temáticas sobre historia local/regional, lectura y análisis de los textos sobre el estado de Tocantins, sobre la construcción de las Palmas y también sobre el Jardín del Taquari, posteriormente aplicamos los cuestionarios con el fin de recolectar datos. Como producto final elaboramos una secuencia didáctica con orientaciones a seguir o adaptaciones según la realidad de cada docente o clase.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5542
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYCON SILVA DE OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO.pdf1.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.