Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5515
Authors: Siqueira, Bruno Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Cabral, Luís Antônio
Title: Interfaces gráficas para experimentos de interferência e difração via Python no ensino da óptica ondulatória.
Keywords: Ensino;Python;Difração;Interferência;Teaching;Python;Jupiter;Diffraction;Interference.
Issue Date: 3-Aug-2023
Citation: SIQUEIRA, Bruno Martins. Interfaces gráficas para experimentos de interferência e difração via Python no ensino da óptica ondulatória. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo a criação de um software através de uma linguagem de programação simples e de fácil execução Python compilada ao ambiente de programação Jupyter Notebook, composto por uma sequência didática baseada na teoria de aprendizagem significativa do grande Autor David Ausubel. Para desenvolvimento do software realizou-se a instalação do Python e do Jupyter Notebook no computador e a elaboração dos códigos de simulação dos experimento de difração e interferência. Já a sequência didática elaborada, proporciona ao aprendiz organizadores prévios para que o mesmo consiga aderir em sua estrutura cognitiva a importância dos experimentos de difração e interferência para o estudo a óptica ondulatória. A turma escolhida para o estudo foi a 2 série do Ensino Médio, onde obteve-se bastante êxito na aplicação e execução do cronograma dirigido. A seguir vão ser explanadas passo a passo como se chegou ao resultado final, assim como a importância do uso de TDICs (tecnologias de informação e conhecimento) no ambiente escolar, visto que, esta já se encontra disseminada no público escolhido e somente fora preciso aperfeiçoar seu uso de forma coerente.
Abstract: The present work aims to create software through a simple and easy-to-execute programming language Python compiled to the Jupyter Notebook programming environment, enabling users to elucidate the knowledge of the wave phenomena of diffraction and interference. For the introduction of the content, computer workshops were held and a schedule was later set up within them, where the content could be given following an order that facilitated the didactics and acquisition of knowledge by the students following the theory of significant learning of the great Author David Ausubel . The class chosen for the study was the 2nd grade of High School, where it was quite successful in the application and execution of the directed schedule. The following will be explained step by step how the final result was reached, as well as the importance of using TDICs (information and knowledge technologies) in the school environment, since it is already disseminated in the chosen public and only needed to improve its use consistently.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5515
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNO MARTINS SIQUEIRA - DISSERTAÇÃO.pdf2.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.