Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5510
Authors: Castro, Wênio da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Troncão, Pâmella Gonçalves Barreto
Title: Uso de história em quadrinho (HQ) vinculada à sequência didática para o ensino de tópicos do eletromagnetismo.
Keywords: Eletromagnetismo;Ensino de Física;Sequência Didática;Electromagnetism;Teaching Physics;Following teaching.
Issue Date: 3-Aug-2023
Citation: CASTRO, Wênio da Silva. Uso de história em quadrinho (HQ) vinculada à sequência didática para o ensino de tópicos do eletromagnetismo. 2022. 149 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023149.
metadata.dc.description.resumo: A possibilidade de desenvolver conteúdos de Física atrelados a pesquisa experimental e científica, considerando sua evolução nas ciências exatas e também a sua divulgação, tornou viável a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) neste trabalho. Considerando a popularidade das HQs em diferentes faixas etárias, elas foram escolhidas como metodologia de ensino com o intuito de ensinar tópicos de Eletromagnetismo sob perspectiva de um ensino baseado no lúdico, por meio de um produto educacional em formato de um material de apoio ao professor e ao aluno. Foi desenvolvido uma Sequência Didática (SD), específica para a Educação Básica, e uma História em Quadrinho (HQ) intitulada “A descoberta do Eletromagnetismo”, disponível gratuitamente na internet, em formato de E-book. Para verificar a eficácia do trabalho foi implementado uma análise de resultados, observando aspectos qualitativos e quantitativos. O objetivo principal foi alcançado, pois houve o desenvolvimento do senso de pesquisa e do espírito crítico nos alunos, além da compreensão de tópicos de Eletromagnetismo. Espera-se que os materiais educacionais sejam utilizados como apoio pedagógico para a educação básica.
Abstract: The possibility of developing Physics contents in an experimental and scientific research, considering its evolution in the exact sciences and also its dissemination, making it feasible to use Comics (Comics) in this. Considering the popularity of different age groups in age groups chosen as they were chosen as a teaching methodology in order to teach methodologies of Electromagnetism under the means of a teaching based on play, for an educational product in the format of a support material for the teacher and to the student. A Didactic Sequence (SD) was developed, specifically for Basic Education, and a Comics (HQ) entitled “The discovery of Electromagnetism”, available for free on the internet, in E-book format. To verify the effectiveness of the work of implementing an analysis of results, observing qualitative and explicit aspects. The main objective of the research objective, as the development of the students' critical spirit was carried out, in addition to the search for results from Eletromag. It is expected that the educational materials will be used as pedagogical support for basic education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5510
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WÊNIO DA SILVA CASTRO - DISSERTAÇÃO.pdf6.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.