Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5426
Authors: Oliveira, Rodolfo Olinto Rotoli Garcia
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreuira, Jorge Luís
Title: Frequências Alélicas e Genotípicas do gene CSN-2(Beta Caseina) em gado leiteiro e perfil de conhecimento de consumidores de leite no Tocantins
Keywords: Leite A2. Genótipo. Conhecimento. Bovino de leite. Mercado. Tocantins.
Issue Date: 2022
Citation: LIMA, Patrícia Rogalski. Impacto da Covid-19 sobre a tendência de mortalidade materna em uma capital da Amazônia Legal. 2022.56f. Dissertação – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Sanidade animal e Saúde pública nos trópicos, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Atualmente, a indústria láctea diversifica produtos com propriedades organolépticas, dietéticas, funcionais e nutricionais em função de demandas do consumidor e do bem-estar dos clientes. Da mesma forma, nos sistemas de produção existe uma preocupação em relação à qualidade e doenças que estão relacionadas ao consumo de leite. Assim, no presente trabalho objetivou-se verificar as frequências alélicas e genotípicas do gene CSN-2 (beta caseína) em rebanhos leiteiros do Tocantins, bem como o perfil e nível de conhecimento dos consumidores de leite no referido estado. Foram utilizados material genético de 421 animais (bovinos leiteiros mestiços em produção) proveniente de três rebanhos da região norte do Tocantins, e uma pesquisa qualitativa, através de questionário, com 389 pessoas distribuídas em 34 municípios do Estado, incluindo dados de consumo de leite, conhecimento e familiaridade com o leite A2. As amostras para dois marcadores das regiões polimórficas foram caracterizadas e confirmadas por PCR em tempo real, usando um sistema de detecção de sequências ABI Prism® 7500 (Applied Biosystems). As frequências alélicas e genotípicas foram determinadas utilizando o sistema de detecção TaqMan ™, no qual o primer e a sonda emitem diferentes sinais de fluorescência para cada alelo do polimorfismo. Em relação ao perfil do consumidor, foi realizado um questionário semiestruturado formado por 19 perguntas, articuladas em três partes, sendo a primeira com referência ao perfil do entrevistado, a segunda visou identificar o consumo de lácteos em geral, assim como a frequência e quantidade consumida, enquanto que na terceira houve questionamentos em relação aos conhecimentos sobre leite A2A2. A frequência do alelo A1 foi de 28,27%, e do alelo A2 de 71,73% no rebanho amostral. A frequência genotípica de A2A2 foi de 52,96% (223/421), com genótipo A1A2 de 37,53% (158/421), e de 9,50% (40/421) animais com genótipo A1A1. A frequência do alelo A1 para beta-caseína em rebanhos leiteiros da região norte do Tocantins se mostrou baixa e seguiu a mesma tendência já observada na literatura. Os genótipos A2A2 da beta-caseína apresentaram frequência relativa alta, entretanto o genótipo A1A2 ainda é bastante frequente, necessitando de maior pressão de seleção. Em relação ao consumo de lácteos, 21,31% apresentam algum tipo de desconforto ao consumirem, e, 46,27% possuem um consumo semanal de um a dois litros, 28,28% entre dois a quatro litros e 25,45% com consumo superior a quatro litros, sendo o leite o principal produto lácteo consumido por 59,13% dos entrevistados. Dos 76,10% entrevistados tem pouca ou nenhuma atenção às informações do rótulo contra 28,53 %. Sobre o leite A2 40,36% contra 59,64% detinham ou não algum conhecimento. Foi observado que 42,93% e 30,59% estariam dispostos a pagar mais de 10% ou mais de 50%, respectivamente, e 24,94% revelaram não pagar nenhum acréscimo sobre o valor para o leite A2. Uma parcela da população tem um nível de exigência quanto à qualidade e especificidade do leite em relação a problemas de saúde. No entanto, a capacidade de consumo está diretamente ligada ao nível de conhecimento e familiaridade sobre leite A2, assim como, pagar um valor adicional baixo, foi relacionado a consumidores que ouviram falar, mas, que conhecem pouco esse produto e pagar valores adicionais maiores esteve relacionado com entrevistados que ouviram falar e conhecem sobre o produto.
Abstract: Currently, the dairy industry diversifies products with organoleptic, dietary, functional and nutritional properties based on consumer demands and customer well-being. Likewise, in production systems there is a concern about the quality and diseases that are related to the consumption of milk. Thus, the present study aimed to verify the allelic and genotypic frequencies of the CSN-2 gene (beta casein) in dairy herds in Tocantins, as well as the profile and level of knowledge of milk consumers in that state. Genetic material from 421 animals (crossbred dairy cattle in production) from three herds in the northern region of Tocantins were used, and a qualitative research, through a questionnaire, with 389 people distributed in 34 municipalities in the state, including data on milk consumption, knowledge and familiarity with A2 milk. Samples for two markers of the polymorphic regions were characterized and confirmed by real-time PCR using an ABI Prism® 7500 sequence detection system (Applied Biosystems). Allele and genotypic frequencies were determined using the TaqMan™ detection system, in which the primer and probe emit different fluorescence signals for each allele of the polymorphism. In relation to the consumer profile, a semi-structured questionnaire was carried out consisting of 19 questions, divided into three parts, the first with reference to the profile of the interviewee, the second aimed at identifying the consumption of dairy products in general, as well as the frequency and quantity consumed, while in the third there were questions regarding knowledge about A2A2 milk. The frequency of the A1 allele was 28.27%, and of the A2 allele, 71.73% in the sampled herd. The genotypic frequency of A2A2 was 52.96% (223/421), with A1A2 genotype of 37.53% (158/421), and 9.50% (40/421) of animals with A1A1 genotype. The frequency of the A1 allele for beta-casein in dairy herds in the northern region of Tocantins was low and followed the same trend already observed in the literature. The A2A2 beta-casein genotypes showed a high relative frequency, however the A1A2 genotype is still quite frequent, requiring greater selection pressure. Regarding the consumption of dairy products, 21.31% have some type of discomfort when consuming, and 46.27% have a weekly consumption of one to two liters, 28.28% between two to four liters and 25.45% with consumption of more than four liters, with milk being the main dairy product consumed by 59.13% of respondents. Of the 76.10% interviewed, they pay little or no attention to the label information, against 28.53%. About A2 milk, 40.36% against 59.64% had or did not have some knowledge. It was observed that 42.93% and 30.59% would be willing to pay more than 10% or more than 50%, respectively, and 24.94% revealed that they did not pay any increase over the value for A2 milk. A portion of the population has a level of demand regarding the quality and specificity of milk in relation to health problems. However, the ability to consume is directly linked to the level of knowledge and familiarity with A2 milk, as well as paying a low additional amount was related to consumers who heard about it, but who know little about this product and paying higher additional amounts was related to respondents who have heard about and know about the product.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5426
Appears in Collections:Mestrado em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_65_Rodolfo Olinto.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.