Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/5418
Authors: | Melo, Getúlio Barros de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Farhi Neto, Leon |
Title: | Oficina de micrometragem filosófica: uma alternativa para o ensino de Filosofia |
Keywords: | Cine-documentário; Didática; Ensino de filosofia; Metodologia; Smartphones; Cine-documentary; Didactics; Philosophy teaching; Methodology; Smartphones |
Issue Date: | 14-Jun-2022 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado em Filosofia |
Citation: | MELO, Getúlio Barros de. Oficina de micrometragem filosófica: uma alternativa para o ensino de Filosofia.2022.194f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo dessa pesquisa é elaboração do quarto módulo do Itinerário Formativo da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), intitulado Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão, que será utilizado no cronograma de ensino para alunos do Ensino Médio do novo documento curricular do Estado do Tocantins – BNCC. O objeto de pesquisa é a elaboração de um método de produção cine-documentários como alternativa para o Ensino de Filosofia, a Oficina de Micrometragem Filosófica. A trilha de aprofundamento é composta por quatro módulos formativos, que têm como objetivo o protagonismo juvenil e o projeto de vida, ao ofertar atividades teóricas e práticas na área da CHSA, em conjunto com a área de Linguagem e suas tecnologias, desenvolvendo a autonomia, a criticidade, e o protagonismo por meio da oralidade e da comunicação, empregando tecnologias diversas na produção de conteúdos ligados às mídias. A Oficina utiliza o cine- documentário como recurso alternativo para o Ensino de Filosofia, ao elaborar uma prática ligada ao uso das tecnologias. Essa prática de ensino tem o propósito de colocar em imagens conhecimentos de História da Filosofia por meio da produção do cine- documentário pelos próprios alunos, numa perspectiva prática e teórica de ensino, na qual o aluno protagonista desenvolverá o aprofundamento dos seus conhecimentos da Filosofia e da CHSA, por meio da produção de micrometragens filosóficas documentais e com o uso dos smartphones. |
Abstract: | The objective of this research is the elaboration of the fourth module of the Training Itinerary of the Applied Human and Social Sciences Area (CHSA), entitled An idea in the head and a camera in the hand, which will be used in the teaching schedule for high school students of the new document curriculum of the State of Tocantins – BNCC. The research object is the elaboration of a film-documentary production method as an alternative for Philosophy Teaching, the Philosophical Microfilm Workshop. The deepening path is composed of four training modules, which aim at youth protagonism and the life project, by offering theoretical and practical activities in the area of CHSA, together with the area of Language and its technologies, developing autonomy, criticality, and protagonism through orality and communication, employing different technologies in the production of content related to the media. The Workshop uses the documentary film as an alternative resource for Philosophy Teaching, by elaborating a practice linked to the use of technologies. This teaching practice has the purpose of putting into images knowledge of the History of Philosophy through the production of the cine-documentary by the students themselves, in a practical and theoretical perspective of teaching, in which the protagonist student will develop the deepening of their knowledge of Philosophy and of CHSA, through the production of documentary philosophical micro-films and with the use of smartphones. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/5418 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Getúlio Barros de Melo - Dissertação.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.