Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5387
Authors: Gonçalves , Eduardo Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Branco, Judikael Castelo
Title: Um olhar analítico sobre a reforma do ensino de Filosofia a partir da Base Nacional Comum Curricular e do documento curricular do estado do Tocantins
Keywords: BNCC; DCT/TO-EM; Competências e habilidades; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Filosofia; Skills and abilities; Applied Human and Social Sciences; Philosophy
Issue Date: 15-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Filosofia
Citation: GONÇALVES, Eduardo Ribeiro. Um olhar analítico sobre a reforma do ensino de Filosofia a partir da Base Nacional Comum Curricular e do documento curricular do estado do Tocantins.2023.127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho aqui exposto retrata um olhar analítico sobre a Reforma do Ensino de Filosofia a partir da Base Nacional Comum Curricular e do Documento Curricular do Estado do Tocantins. É válido ressaltar que no Brasil a disciplina de Filosofia é apontada com uma certa instabilidade, sendo alvo de discussão e estudo. A partir da efetivação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional em 1996 (LDB, Lei Nº 9.394/96), já se apregoava a criação e implementação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) a qual direcionaria os currículos escolares nas redes públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Objetivando melhorar a aprendizagem dos estudantes, foram implementados estudos, ficando a cargo dos estados executarem seus documentos curriculares. O estado do Tocantins construiu seu Documento Curricular (DCT/TO), etapa Ensino Médio, e em dezembro de 2021 conquistou sua aprovação. A criação do Novo Ensino Médio - Projeto de Lei Nº 13.415/17, de 16 de fevereiro de 2017, possibilitou ao estudante ser o protagonista, vivenciando situações de aprendizagem, experiências que reflitam seu desenvolvimento. Ao realizarmos esta análise sobre o ensino da Filosofia frente às mudanças, podemos perceber que a reforma desacomoda o componente de Filosofia para um local um tanto menos importante. Houve a junção dos componentes em área de conhecimento, sendo que a mesma está unida aos componentes de História, Geografia e Sociologia, formando a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para ressaltar sua importância e reconhecermos que a Filosofia estabelece uma relação recíproca entre os saberes e coopera transversalmente com os demais componentes, temos como anexo, o texto “Cidadania”, de Eric Weil que apontará como o estudante poderá conquistar seu conhecimento sobre o ser cidadão e de que forma colocará isso em sua prática diária. Este trabalho é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, quanto aos objetivos é descritiva e de procedimento bibliográfico. Pondera-se que esta servirá como suporte para o protagonismo do estudante, aprimorando o seu potencial.
Abstract: The work presented here portrays an analytical look at the Philosophy Teaching Reform from the National Common Curricular Base and the Curricular Document of the State of Tocantins. It is worth noting that in Brazil the discipline of Philosophy is seen as somewhat unstable, being the subject of discussion and study. From the implementation of the Law of Guidelines and Base of National Education in 1996 (LDB, Law Nº 9.394/96), the creation and implementation of a National Common Curricular Base (BNCC, 2018) was already proclaimed, which would direct the school curricula in the public and private networks of Early Childhood Education, Elementary and High School, throughout Brazil. With the aim of improving students' learning, studies were implemented, leaving it up to the states to execute their curriculum documents. The state of Tocantins built its Curriculum Document (DCT/TO), high school stage, and in December 2021 it won its approval. The creation of the New Secondary School - Law Project No. 13.415/17, of February 16, 2017, allowed the student to be the protagonist, experiencing learning situations, experiences that reflect their development. When carrying out this analysis on the teaching of Philosophy in the face of changes, we can see that the reform moves the Philosophy component to a somewhat less important place. There was a combination of components in the area of knowledge, which is linked to the components of History, Geography and Sociology, forming the area of Applied Human and Social Sciences. To emphasize its importance and recognize that Philosophy establishes a reciprocal relationship between knowledge and cooperates transversally with the other components, we have as an annex, the text “Cidadania”, by Eric Weil, which will point out how the student can gain his knowledge about being a citizen and how you will put this into your daily practice. This work is a research with a qualitative approach, of a basic nature, regarding its objectives it is descriptive and bibliographic procedure. It is considered that this will serve as support for the student's protagonism, improving their potential.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5387
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo Ribeiro Gonçalves - Dissertação.pdf2.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.