Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5379
Authors: Souza, Celestina Maria Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor: Lagares, Rosilene
Title: Políticas públicas de formação de professores(as) nos governos do Tocantins antes e pós PNE/2014 e PEE/2015 quais intencionalidades?
Keywords: Política educacional; Formação de professores; Plano Nacional de Educação; Plano Estadual de Educação; Tocantins; Educational policy; Teacher training; National Education Plan; State Education Plan
Issue Date: 22-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: SOUZA, Celestina Maria Pereira de. Políticas públicas de formação de professores(as) nos governos do Tocantins antes e pós PNE/2014 e PEE/2015 quais intencionalidades?. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta Dissertação vincula-se à linha de pesquisa Estado, Sociedade e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Tocantins (UFT). No Brasil, o processo de redemocratização do país foi marcado por reformas significativas na sociedade brasileira a partir da década de 1980. O estado do Tocantins, criado no ensejo desse processo, firmou suas instituições governamentais com a adoção de políticas educacionais que refletiram as concepções nacionais. Um dos mais importantes instrumentos normativos das políticas educacionais no Brasil é o Plano Nacional de Educação (PNE/2014), e no estado do Tocantins o Plano Estadual de Educação (PEE/2015). Nesse contexto questiona-se: Que fundamentos teóricos sobressaem para as políticas de formação de professores(as) no Brasil, desde o processo de redemocratização do país?Quais as reverberações, no estado do Tocantins, das políticas de formação de professores(as) adotadas no Brasil a partir da década de 1990?Quais metas preconizam políticas de formação de professores(as) no PNE/2014 e, consequentemente, no PEE/2015, e seus possíveis desdobramentos? Tem-se por objetivo analisar as políticas de formação de professores(as) adotadas no estado do Tocantins desde a instituição do Sistema Estadual de Ensino, em 1994, até o contexto dos Planos Nacional de Educação (PNE) de 2014 e Estadual de Educação (PEE) de 2015. Assentada no método materialista histórico-dialético, a pesquisa é sustentada emfontes bibliográficas e documentais. Os resultados reiteram os reflexos dos fundamentos das políticas de formação de professores(as) adotadas em nível nacional, nas políticas adotadas no Tocantins e desvelam os resultados no desenvolvimento das Metas referentes à formação docente no Sistema Estadual de Ensino, mostrando que, numericamente, o PEE/2015 ainda não logrou resultados que demonstrem a garantia de políticas de formação de professores(as) no território tocantinense. Destacamas possibilidades de atuação do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente na proposição, acompanhamento e avaliação das políticas de formação de professores(as) com atuação conjunta entre os entes federados.
Abstract: This dissertation is linked to the research line State, Society and Educational Practices of the Graduate Program in Education (PPGE), Academic Master's Degree at the Federal University of Tocantins (UFT). In Brazil, the country's redemocratization process was marked by significant reforms in Brazilian society from the 1980s onwards. The state of Tocantins, created in the course of this process, established its governmental institutions with the adoption of educational policies that reflected national conceptions . One of the most important normative instruments of educational policies in Brazil is the National Education Plan (PNE/2014), and in the state of Tocantins the State Education Plan (PEE/2015). In this context, the question is: What theoretical foundations stand out for teacher education policies in Brazil, since the country's redemocratization process? What are the reverberations, in the state of Tocantins, of the teacher education policies adopted in Brazil since the 1990s? What goals do teacher education policies advocate in the PNE/2014 and, consequently, in the PEE/2015, and their possible consequences? The objective is to analyze the teacher training policies adopted in the state of Tocantins since the institution of the State Education System, in 1994, to the context of the 2014 National Education Plan (PNE) and the State Education Plan ( PEE) of 2015. Based on the historical-dialectical materialist method, the research is supported by bibliographic and documentary sources. The results reiterate the reflections of the fundamentals of teacher education policies adopted at the national level, in the policies adopted in Tocantins and unveil the results in the development of the Goals related to teacher education in the State Education System, showing that, numerically, the PEE/2015 still did not achieve results that demonstrate the guarantee of teacher training policies in the Tocantins territory. They highlight the possibilities of action of the Permanent Forum of Support to Teacher Education in the proposal, monitoring and evaluation of teacher education policies with joint action between federated entities.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5379
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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