Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5351
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Angelita de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Carlos antonio Oliveira dos-
dc.date.accessioned2023-05-02T21:49:34Z-
dc.date.available2023-05-02T21:49:34Z-
dc.date.issued2023-05-02-
dc.identifier.citationSANTOS,Carlos Antonio Oliveira dos. A educação cooperativa como ferramenta de desenvolvimento do cooperativismo: uma análise do trabalho desenvolvido pelo sistema ocb-sescoop/PA. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5351-
dc.description.abstractThe article makes a literature review on cooperative education, bringing their importance and challenges to the peculiarities of cooperative enterprises, highlighting the importance of the Membership Organization (OQS) as an important education tool. Thus, it becomes inevitable to bring into question the distinction between cooperative education and training. In the field research were conducted semi-structured interviews with the contribution of a semistructured form with open and closed questions, with the aim of contributing to the research objective: raising activities, education programs and actions cooperative that the SISTEMA OCB-SESCOOP/PA developed in the years 2014 and 2015 for its member cooperatives, and compare them with the cooperative education activities for two cooperatives located in the city of Belém. Keywords: Corporate Education, Training, Cooperatives, Cooperative.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEducação Cooperativa.pt_BR
dc.subjectCapacitação.pt_BR
dc.subjectCooperativismo.pt_BR
dc.subjectCooperado.pt_BR
dc.titleA educação cooperativa como ferramenta de desenvolvimento do cooperativismo: uma análise do trabalho desenvolvido pelo sistema ocb-sescoop/PA.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO artigo faz uma revisão bibliográfica sobre a educação cooperativa, trazendo sua importância e desafios, para as peculiaridades dos empreendimentos cooperativos, destacando a importância da Organização do Quadro Social (OQS) como ferramenta de educação. Desse modo, torna-se inevitável trazer para discussão a distinção entre educação cooperativa e capacitação. Na pesquisa de campo foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com o aporte de um formulário semiestruturado, com questões abertas e fechadas, tendo por finalidade contribuir para o objetivo da pesquisa: levantar as atividades, programas e ações de educação cooperativa que o Sistema OCB-SESCOOPPA desenvolveu nos anos de 2014 e 2015 para suas cooperativas filiadas, e compará-las com as atividades de educação cooperativa desenvolvidas por duas cooperativas localizadas na cidade de Belém.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Gestão de Cooperativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS ANTONIO OLIVEIRA DOS SANTOS - TCC - COOPERATIVISMO.pdf498.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.