Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5325
Authors: Santos, Robson Machado dos
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Welison Portugal de
Title: Comprometimento coletivo ou gestão de poder? Análise dos pontos fortes e pontos fracos em uma cooperativa agropecuária do sudeste paraense sob a ótica dos princípios cooperativista.
Keywords: Cooperativismo Agropecuário.;Princípios Cooperativistas.
Issue Date: 25-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS,Robson Machado dos. Comprometimento coletivo ou gestão de poder? Análise dos pontos fortes e pontos fracos em uma cooperativa agropecuária do sudeste paraense sob a ótica dos princípios cooperativista. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho constitui-se num estudo de caso e a educação cooperativista numa cooperativa agropecuária paraense. A literatura chama a atenção para o relevante impacto que o processo de educação cooperativista causa no ambiente econômico e social desses empreendimentos, visto que partem dos princípios cooperativistas, as regras norteadoras para o processo cooperativo. Como objetivo de identificar a relação cooperativa/cooperado, este trabalho foi estruturado em duas partes: primeiramente, foi feita uma reflexão da literatura sobre o assunto. Na segunda parte foi feito um estudo de caso na cooperativa utilizando-se de entrevista semiestruturada com o presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores da Região de Carajás – COOPER -, e leitura minuciosa de seu estatuto. A cooperativa foi escolhida para o trabalho por ser um exemplo local de cooperativismo consolidado e de grande importância para o pequeno agricultor local e para o cooperativismo regional.
Abstract: The present work is the case study cooperative education in a farming cooperative paraense. A literature calls an attention for the relevant impact what the process of cooperative education in economic and social environment of these projects, since departing from cooperative principles, the guiding rules for the cooperative process. Objective to identify the cooperative relationship/cooperated, this work was divided into two parts: first, a reflection of the literature on the subject. In the second part was done a case study on the cooperative using semi-structure interview with the President of the mixed cooperative of farmers of the Carajás -COOPER-, and perusal of your status. The cooperative was chosen for the job because it is a local example of cooperative consolidated and of great importance to the small local farmer and for regional cooperation.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5325
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