Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5318
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dc.contributor.advisorOsório, Neila Barbosa-
dc.contributor.authorBonatti, Quenidi Tadeu-
dc.date.accessioned2023-04-20T22:15:40Z-
dc.date.available2023-04-20T22:15:40Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationBONATTI, Quenidi Tadeu. Caminhos percorridos para o incentivo do processo intergeracional em uma instituição pública de ensino: um estudo de caso na Escola Estadual Beira Rio, Distrito de Luzimangues, Município de Porto Nacional/TO. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5318-
dc.description.abstractThe work presented here deals with the paths taken to encourage the student in intergenerational knowledge in a public educational institution. Participating in this study are high school students from the Beira Rio State School in the Luzimangues district, municipality of Porto Nacional/Tocantins and academics from the Universidade da Maturidade – UMA/UFT, and the municipalities of Tocantins that joined the Pacto do Idoso, members of the Board Members Course given by the Federal University of Tocantins / UFT. Intergenerationality is one of the focuses of this study, since the aging of the population, according to data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics / IBGE (2010), will increase considerably in relation to younger people. Working on this theme is of fundamental importance for this process to occur and prejudices against aging can be rethought, it adds to the improvement of the quality of life of the youngest and the old, produces well-being for each generation. For younger people to understand the need for respect for the elderly, this interaction between them must take place in an educational environment. Studying the elders of Tocantins between generations is a preponderant factor to encourage an agent that must be equated with educational interests. This action mobilizes for action and has as general objective to verify the intergenerational practices as new possibilities of learning in the basic and superior school space, taking into account the Implementation Plan of the National Common Curriculum Base (BNCC) and the new curricula such as Transversal Contemporary Themes (TCTs). ), fostering a favorable environment for the intergenerational process to take place. Data will be collected on social media, through interviews, research “in loco” and reports of practical classes. It is an applied research, qualitative approach and by sampling. This study is a learning laboratory for the understanding and practice of intergenerationality, suggesting to deepen other practices that will point to advances in the discussions on human aging and intergenerationality, indicating a direction with a discourse committed to social demands.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEducação; Intergeracionalidazde; Velhice; BNCC; Education; Intergenerationality; Old agept_BR
dc.titleCaminhos percorridos para o incentivo do processo intergeracional em uma instituição pública de ensino: um estudo de caso na Escola Estadual Beira Rio, Distrito de Luzimangues, Município de Porto Nacional/TOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO trabalho aqui exposto versa sobre os caminhos percorridos para incentivar o educando no conhecimento intergeracional em uma instituição pública de ensino. Participam desse estudo alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Beira Rio do Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional /Tocantins e acadêmicos da Universidade da Maturidade – UMA/UFT, e como coadjuvantes os municípios do Tocantins que aderiram ao Pacto do Idoso, integrantes do Curso de Conselheiros ministrado pela Universidade Federal do Tocantins / UFT. A Intergeracionalidade é um dos focos deste estudo, uma vez que o envelhecimento da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / IBGE (2010), aumentará consideravelmente em relação aos mais jovens. Trabalhar esse tema é de fundamental importância para que esse processo ocorra e possam ser repensados os preconceitos frente ao envelhecimento, agrega na melhoria da qualidade de vida dos mais jovens e dos velhos, produz bem-estar à cada geração. Para que os mais jovens entendam a necessidade do respeito com o velho é preciso que aconteça essa interação entre eles, em um ambiente educacional. Estudar os velhos do Tocantins entre as gerações é fator preponderante para incentivar um agente que deve ser equacionado aos interesses educacionais. Essa atuação mobiliza para a ação e tem como objetivo geral verificar as práticas intergeracionais como novas possibilidades de aprendizado no espaço escolar básico e superior, atendendo ao Plano de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os novos currículos como Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), fomentando um ambiente favorável para que o processo intergeracional aconteça. Os dados serão coletados nas mídias sociais, por meio de entrevista, pesquisa “in loco” e relatos das aulas práticas. É uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa e por amostragem. Sendo esse estudo um laboratório de aprendizado para a compreensão e prática da intergeracionalidade, sugerindo aprofundar outras práticas que apontarão avanços nas discussões sobre o envelhecimento humano e a intergeracionalidade, indicando uma direção com um discurso comprometido com as demandas sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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