Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5289
Authors: Santos, Geovanna Lopes dos
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Zaíra Nascimento de
Title: Ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Keywords: Desenvolvimento;Ensino Fundamental
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Geovanna Lopes dos. Ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo debate acerca da temática Ansiedade infantil: um olhar para os atrasos no desenvolvimento escolar em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Parte-se do entendimento de que a ansiedade vem afetando cada vez mais pessoas, inclusive crianças, atrasando seu desenvolvimento infantil e, como consequência, seu desempenho escolar. O objetivo geral desta pesquisa é buscar indícios de como o distúrbio de ansiedade pode afetar o desenvolvimento escolar da criança. Durante a pesquisa, encontraram-se motivos que podem desencadear determinados sintomas ansiosos nas crianças e influenciar negativamente o desenvolvimento infantil. É necessário um olhar humanizado e afetivo do professor para a criança, assim como um quadro de funcionários qualificados na escola. Ressalte-se ainda a importância da comunicação entre professores e pais, a fim de discutir métodos para se obter um desempenho significativo da criança.
Abstract: This study discusses the theme Childhood Anxiety: a look at delays in school development of children in the early years of Elementary School. Anxiety has been affecting more and more people, including children, delaying their development and, as a consequence, their school performance. This research main objective is to look for evidences of how anxiety disorder can affect the child’s school development. It was found reasons that can trigger certain anxious symptoms in children and influence child development negatively. A humanized and affectionate treatment by teacher to the child is necessary, as well as a school qualified staff. It should also be emphasized the importance of communication between teachers and parents, in order to discuss methods to obtain a child significant performance.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5289
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geovanna_TCC_Final_UFT - ALTERADO.pdf562.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.