Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5278
Authors: Sousa, Olizan Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor: Maia, Kênia Soares
Title: O conceito de acolhimento na Unidade Básica de Saúde e a sua relação com o Projeto Terapêutico Singular: uma contribuição da Psicologia
Keywords: Conceito de acolhimento;Unidade Básica de Saúde;Projeto Terapêutico Singular;Psicologia
Issue Date: 11-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Olizan Pereira de. O conceito de acolhimento na Unidade Básica de Saúde e a sua relação com o Projeto Terapêutico Singular: uma contribuição da Psicologia. 2021. 42 f. Artigo de Graduação (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O acolhimento nos diversos níveis da assistência em saúde constitui-se numa das bases para o cuidado, pautado nos princípios doutrinários do SUS- Sistema Único de Saúde - integralidade, universalidade e equidade. No campo da saúde mental, os CAPS- Centro de Atenção Psicossocial, serviços de atenção diária substitutivos ao antigo modelo de internação em hospital psiquiátrico, atendem clientes portadores de transtornos mentais severos e persistentes e o acolhimento é a abordagem inicial a quem procura estes serviços. A demanda que surge é diversificada, o que exige do profissional uma versatilidade para lidar com cada situação. Produto de tecnologias leves, o acolhimento é entendido na relação com diversos aspectos que perpassam as políticas de atenção, as relações, as práticas e os discursos, ou seja, integrando todos os processos de trabalho em saúde. Foram objetivos deste estudo a Atuação do Psicólogo em Unidades Básicas de Saúde (UBS), analisando a atuação profissional através do processo de acolhimento e o processo de institucionalização da psicologia na saúde pública e tendo como objetivos específicos estudar a história do SUS e da Rede Psicossocial; estudar a ideia de Acolhimento para a Saúde Pública Brasileira e pesquisar o Acolhimento na Rede de Atenção Psicossocial. Para a discussão dos dados foi utilizada a análise de conteúdo temática com autores, tais como Merhy, Foucault, Carl Rogers, dentre outros. Foram encontradas algumas categorias tais como o acolhimento como ferramenta de escuta, o acolhimento facilitando a formação do vínculo e o acolhimento visto como uma ajuda. Concluiu- se que esses sujeitos percebem o acolhimento como um processo que transcende uma triagem, apontando percepções que vão ao encontro da - escuta, ajuda e vínculo.
Abstract: Reception at the different levels of health care is one of the bases for care, based on the doctrinal principles of the SUS - Unified Health System - integrality, universality and equity. In the field of mental health, the CAPS- Psychosocial Care Center, daily care services that replace the old model of hospitalization in a psychiatric hospital, serve clients with severe and persistent mental disorders and reception is the initial approach to those who seek these services. The demand that arises is diversified, which demands versatility from the professional to deal with each situation. Product of light technologies, reception is understood in relation to several aspects that permeate care policies, relationships, practices and discourses, that is, integrating all health work processes. The objectives of this study were the Psychologist's Performance in Basic Health Units (UBS), analyzing the professional performance through the reception process and the process of institutionalization of psychology in public health and having as specific objectives to study the history of SUS and the Psychosocial Network ; to study the idea of Reception for Brazilian Public Health and to research Reception in the Psychosocial Care Network. To discuss the data, thematic content analysis was used with authors such as Merhy, Foucault, Carl Rogers, among others. Some categories were found, such as the reception as a listening tool, the reception facilitating the formation of the bond and the reception seen as a help. It was concluded that these subjects perceive the reception as a process that transcends a screening, pointing out perceptions that meet the - listening, helping and bonding.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5278
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