Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5264
Authors: Aguiar, Adriana da Costa Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Lagares, Rosilene
Title: Repercussões do Programa Estrada do Conhecimento (PEC - Banco Mundial) na educação do Tocantins – 2012-2020
Keywords: Política e Gestão da Educação; Financiamento da Educação; Programa Estrada do Conhecimento; Banco Mundial; Education Policy and Management; Education Financing; Knowledge Road Program; World Bank; Tocantins
Issue Date: 12-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: AGUIAR, Adriana da Costa Pereira. Repercussões do Programa Estrada do Conhecimento (PEC - Banco Mundial) na educação do Tocantins – 2012-2020. 2022. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta Dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico – da Universidade Federal do Tocantins, na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Práticas Educativas. Ocupa-se do tema Programa Estrada do Conhecimento (PEC), do Banco Mundial, no campo da educação no Estado do Tocantins. Tem por objetivo geral apresentar uma análise de repercussões do PEC, financiado pelo Banco Mundial, na educação nas redes estadual e municipais dos seis Municípios participantes: Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Pugmil e Wanderlândia, no período de 2012 a 2020. Especificamente, a Dissertação apresenta resultados dos seguintes objetivos da pesquisa: entender as relações entre o Banco Mundial, o planejamento e as políticas públicas de educação no Brasil; compreender o PEC e seus objetivos de financiamento propostos para o Estado do Tocantins relacionados à educação no período de 2012 a 2020; apreender as ações do PEC desenvolvidas junto à educação municipal e estadual dos seis Municípios e suas possíveis relações com o planejamento da educação no referido período. Com uma perspectiva crítica, metodologicamente, assenta-se em revisão bibliográfica, pesquisa documental e coleta de informações em campo utilizando questionário semiestrurado. Os respondentes ao questionário desconheciam os altos valores financeiros que o Estado passou a dever ao Banco com os empréstimos, gerando danos e prejuízos à população, contribuindo para o projeto em curso de desmonte do sistema educacional público, como discute a literatura da área. Os investimentos aportados pelo PEC repercutiram na infraestrutura das escolas de ensino médio dos seis Municípios participantes e de outras da rede estadual em Municípios às margens da Rodovia BR-153, sendo Alvorada, Paraíso do Tocantins e Fátima, especificamente, com reformas. Juntamente, repercutiu no currículo, materializando formações continuadas de professores e implementando outras ações. Quanto a relação entre metas do Plano Estadual de Educação e as ações do PEC, percebeu-se, minimamente, um vínculo. A pesquisa destaca a descontinuidade que se faz presente na realidade da gestão das redes estadual e municipais em se tratando do PEC. Para 2022, o Banco Mundial propôs o Programa Estrada de Direitos, dando continuidade ao Estrada do Conhecimento.
Abstract: This Dissertation is linked to the Graduate Program in Education - Academic Master's - of the Federal University of Tocantins, in the research line State, Society and Educational Practices. It deals with the theme Estrada do Conhecimento Program (PEC), of the World Bank, in the field of education in the State of Tocantins. Its general objective is to present an analysis of the repercussions of the PEC, financed by the World Bank, on education in state and municipal networks of the six participating municipalities: Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Pugmil and Wanderlândia, in the period from 2012 to 2020. Specifically, the Dissertation presents results of the following research objectives: understanding the relationships between the World Bank, planning and public education policies in Brazil; understand the PEC and its proposed funding objectives for the State of Tocantins related to education in the period from 2012 to 2020; to apprehend the actions of the PEC developed with the municipal and state education of the six Municipalities and their possible relations with the planning of the education in the referred period. With a critical perspective, methodologically, it is based on bibliographic review, documental research and collection of information in the field using a semi-structured questionnaire. Respondents to the questionnaire were unaware of the high financial values that the State owed the Bank with the loans, causing damage and losses to the population, contributing to the ongoing project to dismantle the public educational system, as discussed in the literature in the area. The investments made by the PEC had repercussions on the infrastructure of high schools in the six participating municipalities and in others of the state network in municipalities on the banks of the BR-153 Highway, namely Alvorada, Paraíso do Tocantins and Fátima, specifically, with renovations. At the same time, it had repercussions on the curriculum, materializing continuing teacher training and implementing other actions. As for the relationship between the goals of the State Education Plan and the actions of the PEC, a minimal link was noticed. The research highlights the discontinuity that is present in the reality of the management of state and municipal networks in the case of the PEC. For 2022, the World Bank proposed the Estrada de Direitos Program, continuing the Estrada do Conhecimento program.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5264
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana da Costa Pereira Aguiar - Dissertação.pdf3.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.