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Authors: Petarly, Renata Rauta
metadata.dc.contributor.advisor: Pedroso Neto, Antônio José
Title: Meios de vida das famílias rurais: um estudo da influência das políticas públicas de inclusão produtiva na divisão sexual do trabalho rural
Keywords: Divisão sexual do trabalho rural; Reconversão de habitus; Agricultura familiar; Políticas públicas de inclusão produtiva; Sexual division of rural labour. Reconversion of habitus; Tocantins; Family farming; Public policies for productive inclusion
Issue Date: 25-Oct-2021
Citation: PETARLY, Renata Rauta. Meios de vida das famílias rurais: um estudo da influência das políticas públicas de inclusão produtiva na divisão sexual do trabalho rural.2021. 371f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Essa tese analisou se o acesso às políticas públicas de inclusão produtiva para a agricultura familiar influenciou os meios de vida e a divisão sexual do trabalho no interior das famílias que as acessaram. Com os métodos de pesquisa utilizados, buscou-se compreender de que forma o espaço social da agricultura familiar se organiza e como os habitus foram reestruturados a partir do acesso dessas famílias às políticas do PAA e do PNAE. O município de Wanderlândia, no Tocantins, foi escolhido por ser o que mais acessou o PAA no estado de maneira perene durante seus anos de execução. Essa perenidade foi critério fundamental para definição do município visto que era ela que possibilitaria compreender se a inserção das famílias em espaços não ocupados e em práticas antes não realizadas e exigidas pela burocracia da política pública ocasionariam alguma alteração nos meios de vida das unidades produtivas familiares. Para alcançar o objetivo da pesquisa foram aplicados 41 questionários com a totalidade de agricultores familiares que acessaram aos programas, atingindo 100% de sua população. Os dados do questionário foram analisados por meio da Análise de Correspondência Multipla (ACM) e pelo seu método de contribuições, resultando em um total de 108 categorias ativas e 3 eixos de contribuição para a inércia do espaço social constituído. Outro método de levantamento de dados utilizado foi a entrevista em profundidade com 15 famílias, priorizando o levantamento dos dados com as mulheres. Essas mulheres foram identificadas a partir da construção do espaço social na ACM, priorizando a maior diversidade em diferentes regiões do espaço social. A observação e anotação em caderno de campo também foi um método utilizado para conseguir identificar as informações não ditas, mas percebidas durante o trabalho de campo. Foram observadas as posturas, os posicionamentos e quem eram os membros que respondiam a cada pergunta. Para dar conta do objetivo dessa tese, foram utilizados como lentes teóricas a teoria bourdieusiana de espaço social, habitus e poder simbólico; os estudos de gênero e a economia feminista, os estudos rurais e a sociologia do dinheiro. Com os dados coletados foi possível concluir que as famílias que acessaram essas políticas públicas ocupam diferentes posicionamentos no espaço social da agricultura familiar wanderlandiense e que o acesso ao PAA e ao PNAE ocasionaram diversas alterações no interior das famílias: há alteração na divisão sexual do trabalho, nas marcas de gênero de determinados produtos e as mulheres passam a ocupar os espaços públicos após o término do acesso aos programas, antes não ocupados por elas. Sendo assim, é possível afirmar como verdadeira a hipótese de que o acesso às políticas públicas de inclusão produtiva ocasionou mudanças nos meios de vida das famílias que as acessaram e a consequente reconversão dos habitus dessas famílias.
Abstract: This thesis analysed whether access to public policies for productive inclusion for family farming influenced the livelihoods and the sexual division of labour within those families that accessed them. With the research methods used, we sought to understand how the social space of family farming is organized and how the habitus was restructured from the moment these families accessed the PAA and PNAE policies. The municipality of Wanderlândia, in the state of Tocantins, was chosen for being the one that most accessed the PAA in the state on a perennial basis in its years of execution. This was the fundamental criterion for choosing the municipality, as it would make it possible to understand whether the insertion of families into unoccupied spaces and practices that had not been carried out before and the requirements of the public policy bureaucracy had changed the livelihoods of family productive units. To achieve the research objective, 41 questionnaires were applied to all family farmers who accessed the programs, reaching 100% of their population. The questionnaire data were analysed using Multiple Correspondence Analysis (MCA) and by its contribution method, resulting in a total of 108 active categories and 3 axes of contribution to the inertia of the constituted social space. Another method of data collection used was in-depth interviews with 15 families, prioritizing data collection with women. These women were identified from the construction of the social space in the MCA, prioritizing greater diversity in different regions of the social space. Observation and annotation in a field notebook was also a method used to identify information that was unspoken but perceived during fieldwork. The postures, positions and who were the members who answered each question were observed. To account for the objective of this thesis, the Bourdieusian theory of social space, habitus and symbolic power were used as theoretical lenses; complemented by gender studies and feminist economics, rural studies and the sociology of money. With the collected data, it is possible to conclude that the families that accessed these public policies occupy different positions in the social space of the family farming in Wanderlândia and that the access to the PAA and the PNAE caused several changes within the families: these were changes in the sexual division of work, in the gender tags of certain products and larger presence of women in public spaces by the end of the access to the programs – roles that were not previously occupied by them. Thus, it is possible to affirm as true the hypothesis that access to public policies for productive inclusion caused changes in the livelihoods of the families that access it and, consequently, the reconversion of these families' habitus.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5261
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