Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5240
Authors: Silva, Ana Cassia dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca, Bruno Costa da
Title: Representações sociais acerca dos desafios das mães universitárias dos cursos de gestão - uft.
Keywords: Representações Sociais.;Mães.;Gestão.;Estudantes.;Universidade.
Issue Date: 28-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA,Ana Cassia dos Santos. Representações sociais acerca dos desafios das mães universitárias dos cursos de gestão – UFT. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho buscou analisar os desafios enfrentados pelas mães-universitárias, em especial as que cursam os cursos de gestão da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Nesse sentido, através da teoria das representações sociais intentou-se verificar a compreensão de mundo das mães-universitárias, sobretudo no que concerne as dificuldades, os preconceitos e os desafios de desempenhar tais papéis em nossa sociedade. Foi preciso, portanto, evidenciar alguns pressupostos teóricos de temas como desigualdade de gênero e feminismo, retratando o lugar da mulher historicamente e nos dias atuais. No que se refere à abordagem, esta pesquisa se configura como qualitativa e exploratória, tendo como procedimentos de coletas de dados a pesquisa bibliográfica e entrevistas abertas com mães-universitárias dos cursos de gestão da UFT. Destacam-se nos resultados as representações em relação às “adversidades e dificuldades de ser mãeuniversitária”; “da figura paterna” e suas [falta de] responsabilidades durante o processo; o “medo e o preconceito” vivenciado dentro do ambiente universitário e, sobretudo, dentro da sala de aula; a “dependência financeira” após se ver diante da necessidade de criar um filho(a) e; o “apoio/ausência familiar” como pilar importante durante o período universitário. Outrossim, a carência de assistência universitária aguçou as adversidades sofridas, assim como uma jornada exaustiva que impossibilita a conclusão em condições regulares do ensino superior.
Abstract: This paper aimed to analyze the challenges faced by university mothers, especially those attending the management courses of the Federal University of Tocantins (UFT). In this sense, through the theory of social representations it tried to verify the understanding of the world of the university mothers, especially regarding the difficulties, the prejudices and the challenges of playing such roles in our society. Therefore, it was necessary to highlight some theoretical assumptions on themes such as gender inequality and feminism, portraying the place of women historically and today. Regarding the approach, this research is qualitative and exploratory, having as procedures of data collection the bibliographic research and open interviews with university mothers of UFT management courses. The results highlight the representations regarding the “adversities and difficulties of being a university mother”; “Father figure” and his [lack of] responsibilities during the process; the “fear and prejudice” experienced within the university environment and, above all, within the classroom; “financial dependence” after facing the need to raise a child and; “family support / absence” as an important pillar during the university period. Moreover, the lack of university assistance has sharpened the hardships suffered, as well as an exhausting journey that makes it impossible to complete higher education regularly.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5240
Appears in Collections:Gestão de Cooperativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CASSIA DOS SANTOS SILVA - TCC - COOPERATIVISMO.pdf585.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.