Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5234
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Verenna Barbosa-
dc.contributor.authorLuciano, Luciany Noleto de Sá-
dc.date.accessioned2023-03-24T19:08:38Z-
dc.date.available2023-03-24T19:08:38Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationLUCIANO, Luciany Noleto de Sá. Produção e avaliação de uma HQ como material didático para o ensino de astronomia. 2016. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5234-
dc.description.abstractThe teaching of Science, today, often, is bases on lessons expositive and content. Thinking about this issue, this work had as objective to elaborate a comic for the teaching of Astronomy and evaluates is from the optics of teachers that work with this thematic. Moreover, search to understand how this material is perceived as for the didactic insertion in their teaching practices. The results indicate that the material produced presents important elements in its content and form, as verbal and nonverbal resources, contour of the balloons and representativeness of movements, which make it potentially didactic and which can be used in the classroom in different forms, including as an evaluation method.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectComicpt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectDidactic materialpt_BR
dc.titleProdução e avaliação de uma HQ como material didático para o ensino de astronomia.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO ensino de Ciências, hoje, muitas vezes, ainda é pautado em aulas expositivas e conteudistas. Pensando nessa questão, esse trabalho teve como objetivo elaborar uma história em quadrinhos para o ensino de Astronomia, e avalia-la à ótica de professores que trabalham com essa temática. Além disso, buscou-se compreender de que forma esse material é avaliado pelos professores quanto à inserção didática em suas práticas de ensino. Os resultados indicam que o material produzido apresenta elementos importantes em seu conteúdo e forma, como recursos verbais e não verbais, contorno dos balões e representatividade de movimentos, que o tornam potencialmente didático e que pode ser utilizado em sala de aula de diferentes formas, inclusive como método avaliativo.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANY NOLETO DE SÁ LUCIANO - TCC - QUÍMICA.pdf3.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.