Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5232
Authors: Rodrigues, Dauanne Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor: Paiva, Joseilson Alves de
Title: Feira de Química como metodologia de ensino aprendizagem aplicada pelo grupo PIBID – Química UFT para o Colégio Estadual Guilherme Dourado.
Keywords: Pedagogia de projeto;Metodologia de ensino;PIBID - Química;Project pedagogy;Teaching methodology;PIBID - Chemistry.
Issue Date: 24-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RODRIGUES, Dauanne Nascimento. Feira de Química como metodologia de ensino aprendizagem aplicada pelo grupo PIBID – Química UFT para o Colégio Estadual Guilherme Dourado. 2016. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho descreve a elaboração de feiras de química, orientadas pelo PIBID-Química- UFT no Colégio Estadual Guilherme Dourado Araguaína-TO, nos anos de 2014 e 2015. Buscamos mostrar a importância destas feiras através da diversidade de metodologias envolvidas no processo ensino-aprendizagem, e contribuir diretamente para a formação do pensamento Químico na Educação Básica, e também contribuir no processo de formação inicial do aluno bolsista. O pensamento pedagógico principal foi o desenvolvimento de projetos, por proporcionar aos alunos a oportunidade de construção o próprio conhecimento, a partir da elaboração de projetos pelos alunos do colégio e orientação pelo grupo PIBID. As feiras tiveram temas específicos para cada ano, com isto os projetos dos alunos teriam que contribuir para uma maior discussão sobre o tema. Neste sentido houve a necessidade de determinar subtemas, que contemplassem a ideia original. A escolha de temas envolveu a nossa região e suas especificidades tentando assim chegar mais próximo da contextualização, e como isto pode aumentar a percepção dos alunos sobre o conteúdo, suas relações com o seu cotidiano, e assim romper paradigmas em relação à visão distorcida do conhecimento científico através do envolvimento dos alunos nos projetos.
Abstract: This work describes the chemistry fairs elaboration, advisor by PIBID-Química-UFT in College Guilherme Dourado Araguaína-TO, in the years 2014 and 2015. We show the importance of these fairs by means of diversity of methodologies involved in the teaching- learning process, and contribute directly to education formation basic of scienc Chemical, and also contribute from initial process formation University student. The main pedagogical thought was at development of projects, for giving students the opportunity to build their own knowledge, from the preparation of projects by students of the college and orientation by PIBID group. The fairs had specific themes for each year, the projects of the students would have to contribute to greater discussion on theme. In this sense, it was necessary to determine sub-themes, contemplating the original idea. The choice of themes involved our region and its specificities, trying to get closer to context, and how this can increase students' perceptions about content, relationships with your daily life, And break paradigms in relation view distorted of scientific knowledge through the students involvement in projects.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5232
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAUANNE NASCIMENTO RODRIGUES - TCC - QUÍMICA.pdf1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.