Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5230
Authors: Oliveira, Sheylene Alves de
metadata.dc.contributor.advisor: Dionysio, Renata Barbosa
Title: A importância da utilização de metodologias diferenciadas para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos.
Keywords: EJA;Atividades pedagógicas;Ensino aprendizagem;Ensino de Química;Pedagogical activities;Teaching and learning;Chemistry Teaching.
Issue Date: 24-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Sheylene Alves de. A importância da utilização de metodologias diferenciadas para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos. 2016. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade que oferece os jovens e adultos que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada de ensino, a oportunidade de cursar Ensinos Fundamental e Médio. O aluno da EJA em geral, traz consigo uma gama de conhecimentos prévios que devem ser levados em conta pelo professor no processo de ensino aprendizagem. Realizamos duas atividades pedagógicas referentes a conteúdos já estudados em sala com os alunos da 1a série e 3a série de uma escola estadual da cidade de Araguaína-TO e através de uma pesquisa, feita por meio de questionário, buscamos traçar o perfil do estudante da Educação de Jovens e Adultos, suas dificuldades quanto ao Ensino de Química e a avaliação por parte destes das atividades pedagógicas que foram desenvolvidas anteriormente. As realizações de atividades experimentais são essências para aprendizagem significativas dos alunos, pois é uma forma eficiente de demonstrar o conteúdo visto de forma concreta. A contextualização do conteúdo faz com que o aluno aprenda a utilizar dos conhecimentos adquiridos em sala de aula também no seu cotidiano. Os resultados mostram a eficiência e importância das atividades de intervenção no processo de ensino-aprendizagem do aluno da EJA. Constatamos também que esses a maioria desses alunos distanciou-se da escola devido a necessidade de trabalhar. Entre as mulheres o motivo mais citado foi a gravidez e a necessidade de cuidar dar família.
Abstract: The Youth and Adult's Education (EJA) it’s a modality that offers to adults and young people, who couldn’t finish their studies properly at the most suitable age, the opportunity attend to elementary and high school. In general, the EJA student carries a range of prior knowledge that must be recognized by the teacher at the process of teaching and learning. Two pedagogical activities related to previous classes were performed with the students of the 1st and the 3rd high school grades of a public school in the city of Araguaína-TO. It was applied a questionnaire-based research to define the EJA students’ profile, their hardship with the Chemistry teaching and to evaluate the results of the two previously applied pedagogical activities. Perform experimental classes are of a fundamental importance for the student's meaningful learning because it's efficient way of presenting the subject in a reality closer to that of the student. Contextualizing the subjects helps the student to learn how to apply in his daily life the knowledge acquired in class. During the research we found out that most of the students had to leave school due to the need of working. Among the women the most quoted cause was the pregnancy and the need of taking care of the family. This results show the efficiency and importance of the intervention activities in the process of the EJA student's learning and teaching.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5230
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SHEYLENE ALVES DE OLIVEIRA - TCC - QUÍMICA.pdf732.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.