Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5199
Authors: Coelho, Lizete de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Osório, Neila Barbosa
Title: Universidade da Maturidade: o estudo de caso no polo da uma em Paraíso do Tocantins
Keywords: Universidade da Maturidade. Acadêmicos. História e Memória. Educação intergeracional. Políticas públicas;
Issue Date: 25-Oct-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: COELHO, Lizete de Sousa. Universidade da Maturidade: o estudo de caso no polo da uma em Paraíso do Tocantins. 2022. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa apresenta a implantação e implementação do polo da Universidade da Maturidade - UMA, no Município de Paraíso do do Tocantins. Tem como objetivo geral compreender e discutir, na voz dos idosos acadêmicos, suas experiências com a implantação e implementação do polo da UMA em Paraíso do Tocantins, bem como a importância das políticas públicas envolvidas. Na pesquisa, destacam-se como objetivos específicos: Relatar a experiência da implantação e a implementação do polo da UMA em Paraíso do Tocantins; Evidenciar, pela voz dos idosos acadêmicos experiências com a implantação e implementação do polo da Universidade da Maturidade de Paraíso do Tocantins e seus relatos de vida; Identificar a existência de políticas públicas indicadas à pessoas idosa na observância da legislação vigente; Apresentar abordagens sobre o fenômeno do envelhecimento. O estudo evidencia as políticas públicas implementadas e preconizadas pela legislação brasileira, bem como, o fenômeno do envelhecimento e sua relevância marcante para a vida desses acadêmicos em um novo cenário representativo das histórias e memórias entre gerações. Essa pesquisa é de natureza aplicada, abordagem qualitativa e tem como aporte investigador o estudo de caso. Participaram da pesquisa dez acadêmicos, matriculados no ano de 2022, no polo da Universidade da Maturidade, do Município de Paraíso do Tocantins. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e presencial. Como resultado, indica-se que a implantação do polo da UMA deu voz aos acadêmicos em uma fase da vida em que os indivíduos detêm experiência acumulada com o decorrer do tempo, pois trata-se de um espaço de educação intergeracional e de inclusão social. O espaço educacional da UMA é considerado, pelos acadêmicos, o melhor lugar para que suas vozes, seus desejos e sentimentos sejam expressos por meio da história e memória. Assim, reafirma-se que todas as pessoas, de diferentes gerações, podem aprender e reaprender em um mesmo espaço coletivo de representatividade singular. A experiência vivida por esse grupo etário é uma lição para a vida, haja vista que os idosos são guardiões do passado. Por fim, a pesquisa ressalta a importância das políticas públicas de atendimento à pessoa idosa, como direito constitucional, e a garantia efetiva desses direitos. Desse modo, é possível que todas as gerações cheguem ao envelhecimento com mais dignidade.
Abstract: This research presents the implantation and implementation of the pole of the University of Maturity - UMA, in Paraíso do Tocantins. Its general objective is to understand and discuss, in the voice of elderly academics, their experiences with the implantation and implementation of the UMA pole in Paraíso do Tocantins , as well as the importance of the public policies involved. In the research, the specific objectives are: To report the experience of the deployment and implementation of the UMA pole in Paraiso do Tocantins; To highlight, through the voice of the elderly academics, experiences with the deployment and implementation of the University of the Maturity pole in Paraiso do Tocantins and their life reports; Identify the existence of public policies targeted at the elderly in conformity with current legislation; Present approaches to the phenomenon of aging. The study evidences the public policies implemented and recommended by the Brazilian legislation, as well as, the aging phenomenon and its remarkable relevance for the lives of these academics in a new scenario representing the history and memories between generations. This research is of an applied nature, with a qualitative approach and has a case study as an investigative input. Ten academics participated in the research, enrolled in the year 2022, at the University of Maturity, in the city of Paraíso do Tocantins. The data was collected by semistructured and face-to-face interviews. As a result, it is indicated that the implementation of the UMA pole gave a voice to the academics in a phase of life in which individuals have accumulated experience over time, being a space for intergenerational education and social inclusion. UMA's educational space is considered, by the academics, the best place for their voices, their wishes and feelings to be expressed through history and memory. In this way, it is reaffirmed that all people, from different generations, can learn and relearn in the same collective space of singularrelevance. The lived experience of this age group is a lesson for life, considering thatthe elderly are guardians of the past. Finally, the research highlights the importance of public policies for the elderly, as a constitutional right, and the effective guarantee of these rights. In this way, it is possible for all generations to reach aging with more dignity
URI: http://hdl.handle.net/11612/5199
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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