Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5191
Authors: SOUSA, Jayne Neres de
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Sinval de
Title: O uso do aplicativo mobills para o controle de gastos na educação de jovens e adultos.
Keywords: Educação Financeira,;Ensino de Matemática,;Endividamento,;Financial Education,;Mathematics Teaching,;Indebtedness.
Issue Date: 21-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Jayane Neres de. O USO DO APLICATIVO MOBILLS PARA O CONTROLE DE GASTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2018. 81 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho advém de uma tríade confluência que se deu entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o ensino de Educação Financeira e a Prática Docente. O problema da pesquisa consistiu em saber: De que maneira o professor de Matemática pode explorar as situações de endividamento dos estudantes na Educação de Jovens e Adultos? O objetivo central desta investigação foi à elaboração de uma proposta pedagógica para a Educação de Jovens e Adultos que caracterizam alguns aspectos relacionados ao endividamento. A natureza dessa pesquisa se aproxima da vertente qualitativa com desenvolvimento de estudos bibliográficos sobre a história da Educação de Jovens e Adultos. Os materiais da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) serviram para fundamentar a Educação Financeira e para identificar aspectos relevantes do endividamento um questionário foi aplicado a estudantes de turmas da EJA em uma Escola Municipal e em um Colégio Estadual. Os dados fornecidos por meio do questionário demonstram que as situações de endividamento mais evidentes foram: empréstimos bancários e crediário, e, em segundo plano por compras no cartão de crédito. A renegociação foi a principal medida tomada pelos entrevistados para solucionar as situações de endividamento. Os detalhamentos das situações de endividamento foram importantes para a elaboração de uma proposta pedagógica contextualizada voltada para o ensino da Educação Financeira. Para a elaboração da proposta pedagógica o aplicativo de celular Mobills de Controle de Gastos Pessoais foi utilizado para a organização didática das aulas.
Abstract: This work comes from a triad confluence that took place between the Education of Youths and Adults (EJA), the teaching of Financial Education and the Teaching Practice. The research problem consisted in knowing: In what way can the Mathematics teacher explore the situations of students' indebtedness in the Education of Young and Adults? The central objective of this research was the elaboration of a pedagogical proposal for Youth and Adult Education that characterize some aspects related to indebtedness. The nature of this research approaches the qualitative aspect with the development of bibliographic studies on the history of Youth and Adult Education. The materials of the National Financial Education Strategy (ENEF) served as a basis for Financial Education and to identify relevant aspects of indebtedness, a questionnaire was applied to students of EJA classes in a Municipal School and in a State High School. The data provided through the questionnaire show that the most evident debt situations were: bank loans and credit, and in the background by purchases in the credit card. The renegotiation was the main measure taken by the interviewees to solve the situations of indebtedness. The details of the situations of indebtedness were important for the elaboration of a contextualized pedagogical proposal directed to the education of Financial Education. For the elaboration of the pedagogic proposal the cell phone app Mobills of Control of Personal Expenses was used for the didactic organization of the classes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5191
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAYANE NERES DE SOUSA - TCC - MATEMÁTICA.pdf2.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.