Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5174
Authors: Cardoso, Rebeca Maria da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Claro, Lisiane Costa
Title: O lugar da extensão universitária no curso de pedagogia de Tocantinópolis - TO em seus trinta anos
Keywords: Extensão Universitária;Universidade e Sociedade;Pedagogia;UFNT;University Extension;University and Society;Pedagogy;UFNT
Issue Date: 6-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Rebeca Maria da Silva Cardoso. O lugar da extensão universitária no curso de pedagogia de Tocantinópolis - TO em seus trinta anos. 49 f. 2023. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal Do Tocantins, Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-To.
metadata.dc.description.resumo: O curso de Pedagogia de Tocantinópolis - TO completou trinta anos em 2021 e, considerando que a Extensão Universitária faz parte dessa trajetória, torna-se relevante falar sobre ela e sua importância para o referido curso. Sendo assim, o objetivo central do presente trabalho é investigar a presença da Extensão Universitária no Curso de graduação em Pedagogia da atual Universidade Federal do Norte do Tocantins, campus de Tocantinópolis, ao longo das três décadas de curso. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho qualitativo, através de uma análise documental nos bancos de dados do sistema da Universidade, bem como em obras que abordam o tema, tais como: Freire (1977), Gadotti (2017), Sá (2021) e Lisboa Filho (2022). Por meio da análise dos documentos, foi possível identificar a presença dos projetos extensionistas ao longo dos anos e sua influência na trajetória do curso e da comunidade do município de Tocantinópolis e região. Bem como, vislumbrar as mudanças que, tanto o curso de Pedagogia como o conceito de Extensão Universitária, sofreram ao longo dos anos.
Abstract: The Pedagogy course in Tocantinópolis – TO completed thirty years in 2021 and, considering the fact that the University Extension is part of this trajectory, it’s important to talk about it and its relevance for the aforesaid course. Consequently, the main objective of this work is to investigate the presence of University Extension in the undergraduate course in Pedagogy of the Federal University of North Tocantins, Tocantinópolis campus, over the total of three decades the course has. In order to do so, the methodology used was the qualitative research, through a document analysis in the databases of the University system, as well as in works that address the subject, such as: Freire (1977), Gadotti (2017), Sá (2021) and Lisboa Filho (2022). Through the analysis of documents, it was possible to identify the strong presence of the extension projects over the years and their influence on the trajectory of the course and the community in the municipality of Tocantinópolis and region. As well as, envision the changes that both the Pedagogy course and the concept of University Extension have undergone over the years.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5174
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-Rebeca Maria da Silva Cardoso.docx.pdf615.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.