Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, José Expedito Cavalcante da-
dc.contributor.authorSilva, Lívia Fernandes da-
dc.date.accessioned2023-03-21T01:17:49Z-
dc.date.available2023-03-21T01:17:49Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.identifier.citationSILVA, Lívia Fernandes da. Avaliação do diagnóstico do desempenho dos alunos do ensino médio na olimpíada tocantinense de química: um estudo de caso do programa olimpíadas nacionais de química. 2015. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5170-
dc.description.abstractThis paper addresses the prospective study to evaluate the learning development of the Tocantins high school students about the perception of curricular programmatic content, in face of the answers to the problem questions of exams from the Tocantins and Chemistry Olympiad (OTQ) in 2015. It also seeks to relate this degree of knowledge with their possible causes. The study was conducted in order to check whether or not there is a higher student learning in specific content and how this knowledge is effective in a summative evaluation. They were analyzed all exam questions of OTQ with their respective contents. Investigations to present content on selected items had as propose to analyze the performance and epistemological knowledge of students. With the results could be seen that the performance of the public network was more inferior than private schools in all the years and the evolution of the learning of contents was more uneven in the public network demonstrating discontinuity in the understanding of the content.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectOlimpíada de Químicapt_BR
dc.subjectDiagnostico de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectChemistry Olympiadpt_BR
dc.subjectDiagnosis of Learningpt_BR
dc.subjectTeaching average.pt_BR
dc.titleAvaliação do diagnóstico do desempenho dos alunos do ensino médio na olimpíada tocantinense de química:pt_BR
dc.title.alternativeum estudo de caso do programa olimpíadas nacionais de química.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o estudo prospectivo visando avaliar o desenvolvimento de aprendizado dos alunos do Ensino Médio do Tocantins a respeito da percepção dos conteúdos programático curriculares, frente às respostas as questões problemas dos exames da Olimpíada Tocantinense e Química (OTQ) 2015. Também procura relacionar esse grau de conhecimento com suas possíveis causas. O estudo foi desenvolvido com o intuito de verificar se há ou não, uma maior aprendizagem do aluno em determinados conteúdos e como esse conhecimento se efetiva em uma avalição somativa. Foram analisadas todas as questões dos exames da OTQ com os seus respectivos conteúdos. As investigações aos conteúdos presentes nos itens selecionados tiveram como proposta analisar o desempenho e os saberes epistemológicos dos alunos. Com os resultados obtidos pôde-se verificar que o desempenho da rede pública foi inferior a rede particular em todos os anos e que a evolução de aprendizados dos conteúdos se mostrou mais desuniforme na rede pública demostrando descontinuidade na compreensão dos conteúdos.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÍVIA FERNANDES DA SILVA - TCC - QUÍMICA.pdf2.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.