Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5168
Authors: RIBAS, Ruth Santos
metadata.dc.contributor.advisor: BRITO, Claudenice Cardoso
Title: Algumas contribuições do curso de ciências com habilitação plena em matemática câmpus de araguaína para a formação de professores.
Keywords: Formação Inicial de Professor,;Formação Teórica-Prática-Reflexiva,;Teoria Histórico-Cultural,;Initial Teacher Training,;Theoretical-Practical-Reflexive Formation,;Historical- Cultural Theory.
Issue Date: 20-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RIBAS, Ruth Santos. ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO PLENA EM MATEMÁTICA CÂMPUS DE ARAGUAÍNA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata de alguns apontamentos referentes à formação iniciais de professores do Curso de Ciência com Habilitação Plena em Matemática na região de Araguaína, no Norte do Estado. Como o intuito de descrever a história da formação dos mesmos e apresentar as motivações político-administrativas que influenciaram na criação e o desenvolvimento do curso. Tendo em conta o contexto sócio-histórico e cultura. A investigação aconteceu pelas vias metodológicas da Pesquisa Histórica e do método qualitativo, através de questionário respondido por 10 egressos, de um total de mais de cinquenta do aludido curso, sujeitos/atores da pesquisa. A mesma tem como análise central as contribuições da instituição para formação destes egressos, procurando verificar quem são esses profissionais, se eles estão atuando na área, se fazendo também necessário analisar algumas questões em relação ao aspecto formativo, a partir da análise da estrutura curricular do curso para certificar em que medida o curso contribuiu para a formação teórica destes. Nesta direção o antigo curso contribuiu para a formação de professores, contudo na estrutura antiga do curso não contemplava disciplinas que tivessem como fulcro a questão teórica, havendo, portanto uma necessidade de formação nesta direção para os profissionais que atuam na área de matemática principalmente. Entretanto, a pesquisa nos mostra que a UFT tem contribuído ativamente na formação de professores das Ciências Naturais e Matemática.
Abstract: The present paper deals with some notes regarding the initial training of teachers of the Science Course with Full Enablement in Mathematics in the region of Araguaína, in the North of the State. As the intention to describe the history of the formation of the same and to present the political-administrative motivations that influenced the creation and development of the course. Taking into account the socio-historical context and culture. The research was carried out through the methods of Historical Research and the qualitative method, through a questionnaire answered by 10 graduates, from a total of more than fifty of the aforementioned course, subjects/actors of the research. The same has as central analysis the contributions of the institution for the training of these graduates, seeking to verify who these professionals are, if they are working in the area, and also making it necessary to analyze some questions regarding the formative aspect, from the analysis of the curricular structure of the course to certify the extent to which the course has contributed to their theoretical training. In this direction the old course contributed to the formation of teachers, but in the old structure of the course did not contemplate disciplines that had as the fulcrum the theoretical question, therefore, there is a need of formation in this direction for the professionals who work in the area of mathematics mainly. However, the research shows that the UFT has actively contributed to the training of teachers of the Natural Sciences and Mathematics.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5168
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RUTH SANTOS RIBAS - TCC - MATEMÁTICA.pdf4.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.