Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5132
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMELO, Elisangela Aparecida Pereira de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Thiago Henrique Pinto de-
dc.date.accessioned2023-03-16T23:44:16Z-
dc.date.available2023-03-16T23:44:16Z-
dc.date.issued2023-03-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thiago Henrique Pinto de. PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES:: contribuições do pibid de matemática. 2017. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5132-
dc.description.abstractThe present paper aims to present how the Pibid program, from 2009 to 2011, was conceived from the choice of the scholarship holders, which methodologies were adopted during the preparation of the classes and which paths were tackled in the face of the difficulties of the Pibid groups of Campus de Araguaína in working in an interdisciplinary way. Also constituted, for the activities worked with the scholarship holders of the area of Mathematics showing that for the interdisciplinary action is necessary knowledge of the methodologies of disciplinary teaching and of interest in the teaching of all the disciplines developed in said Program. In particular, we have the use of the computerized means within the teaching, because, as there was no obligation of attendance in the classes of the Pibid. The use of innovations such as TICS for teaching could reduce students' evasion, showing in this process that the teacher must reach beyond classroom contents, since the school should think about preparing students for life in society. Concrete materials were also used for didactic purposes such as tangram and the geoplane, important materials in the use of differentiated methodologies in the teaching of Mathematics, since we have a whole process of idealization, construction and use of these materials in the classroom, which approximates the content. Finally, a survey of what was the initial two years of Pibid, with small reports of activities within the themes water for all and dengue, sexuality, drugs and violence and Education for consumption, discussing on how education was treated within each theme, some theoretical difficulties and successes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectPibid,pt_BR
dc.subjectAmbientes informatizados,pt_BR
dc.subjectBolsistas,pt_BR
dc.subjectMateriais concretos,pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade,pt_BR
dc.subjectFormação inicial,pt_BR
dc.subjectComputerized environments,pt_BR
dc.subjectFellows,pt_BR
dc.subjectConcrete materials,pt_BR
dc.subjectInterdisciplinarity,pt_BR
dc.subjectInitial formation.pt_BR
dc.titlePráticas de ensino e pesquisa na formação inicial de futuros professores:pt_BR
dc.title.alternativecontribuições no pibid de matemática.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa apresentar como o programa Pibid, no período de 2009 a 2011, foi idealizado desde a escolha dos bolsistas, quais metodologias foram adotadas durante a elaboração das aulas e quais caminhos foram trilhados diante das dificuldades dos grupos de Pibid do Câmpus de Araguaína em trabalhar de forma interdisciplinar. Constituído também, pelas atividades trabalhadas com os bolsistas da área de Matemática mostrando que para a atuação interdisciplinar é necessário conhecimento das metodologias de ensino disciplinar e de interesse no ensino de todas as disciplinas desenvolvidas no referido Programa. Em destaque, temos a utilização dos meios informatizados dentro do ensino, pois, como não havia obrigação de frequência nas aulas do Pibid. A utilização de inovações como as TICS para o ensino, puderam diminuir a evasão dos estudantes, mostrando nesse processo, que o professor deve atingir muito além dos conteúdos em sala de aula, já que a escola deve pensar na preparação dos estudantes para a vida em sociedade. Utilizou-se também materiais concretos para fins didáticos como tangram e o geoplano, materiais esses importantes no uso de metodologias diferenciadas no ensino de Matemática, pois temos todo um processo de idealização, construção e utilização desses materiais em sala de aula, o que aproxima o estudante dos conteúdos que envolvem esses materiais. Por fim, um apanhado do que foram esses dois anos iniciais do Pibid, com pequenos relatos das atividades dentro das temáticas água para todos e dengue, sexualidade, drogas e violência e Educação para o consumo, discorrendo sobre em como a educação foi tratada dentro de cada temática, algumas dificuldades teóricas e os êxitos.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO HENRIQUE PINTO DE OLIVEIRA - TCC - MATEMÁTICA.pdf619.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.