Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5106
Authors: GONÇALVES, José Domingos Antônio
metadata.dc.contributor.advisor: MELO, Elisangela Aparecida Pereira de
Title: Vivências formativas de futuros professores de matemática no estágio supervisionado.
Keywords: Educação Matemática,;Formação inicial de professores de Matemática,;Estágio Supervisionado em Matemática,;Mathematical Education,;Initial formation of Mathematics teachers,;Supervised Internship in Mathematics.
Issue Date: 15-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: GONÇALVES, José Domingos Antônio. VIVÊNCIAS FORMATIVAS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2016. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa, apresenta a disciplina de Estágio Supervisionado em Matemática, como a constituição inicial ao exercício da docência do futuro professor de Matemática, na qual a questão, consistiu em saber: em que termos as experiências vividas pelos futuros professores de Matemática contribuem para o exercício da docência em Matemática? e, como objetivo: investigar as contribuições formativas vivenciadas pelos futuros professores de Matemática durante a realização do Estágio Supervisionado. As bases teóricas estão pautadas, nos marcos legais e em literaturas que regem os Estágios Supervisionados, em destaque o estágio na formação de professores que irão ensinar Matemática. O percurso metodológico foi estruturado nos pressupostos da pesquisa do tipo Estudo de Caso e suas ferramentas, abordando uma visão geral da pesquisa e outros três capítulos sendo que o primeiro aborda a discussão teórica sobre o Estágio Supervisionado; o segundo os encaminhamentos metodológico, por fim, no terceiro, apresentamos as análises das informações recolhidas junto ao grupo de seis amentas para a recolha e análises das informações. O texto foi estruturado a partir da introdução colaboradores, evidenciando que as práticas formativas, realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado, aproxima o futuro professor de Matemática da realidade de sua profissão, por meio da articulação entre a teoria e prática, visando propiciar aprendizagens nas escolas de Educação Básica, durante as fases de observação dos distintos espaços escolares; das regências no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com o ensino e aprendizagem da Matemática escolar.
Abstract: The present research presents the subject of Supervised Internship in Mathematics, as the initial constitution to the teaching of the future Mathematics teacher, in which the question consisted in knowing: in what terms the experiences lived by the future teachers of Mathematics contribute to the Teaching practice in mathematics? And, as an objective: to investigate the formative contributions experienced by future Mathematics teachers during the Supervised Internship. The theoretical bases are based on legal frameworks and literature that govern Supervised Internships, highlighting the stage in the training of teachers who will teach Mathematics. The methodological course was structured in the assumptions of the research of the Case Study type and its tools, approaching a general view of the research and three other chapters, the first of which addresses the theoretical discussion about the Supervised Internship; The second methodological referrals, finally, in the third, we present the analyzes of the information gathered with the group of six groups for the collection and analysis of the information. The text was structured from the introduction of collaborators, evidencing that the training practices, carried out in the Supervised Internship discipline, bring the future Mathematics teacher closer to the reality of his profession, through the articulation between theory and practice, aiming to provide learning in schools Of Basic Education, during the phases of observation of the different school spaces; Of the regencies in Elementary School II and High School, with the teaching and learning of school mathematics.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5106
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ DOMINGOS ANTÔNIO GONÇALVES - TCC - MATEMÁTICA.pdf598.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.