Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5100
Authors: AQUINO, Glêcyanne Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, André Luiz Ortiz da
Title: Contribuições do subprojeto pibid de matemática na visão dos professores supervisores.
Keywords: PIBID,;Formação continuada,;Professores supervisores,;Escola,;Continuing education,;Supervisory teachers,;School.
Issue Date: 14-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: AQUINO, Glêcyanne Pereira de. CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO PIBID DE MATEMÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES SUPERVISORES. 2016. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar as possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, nas nove escolas participantes deste subprojeto. Deste modo, em específico definiu-se para esta pesquisa a seguinte questão norteadora: Quais as possíveis contribuições do PIBID nas escolas participantes na visão dos professores supervisores? Assim, com o intuito de responder a problemática proposta acima, realizou-se inicialmente uma pesquisa documental, para a elaboração da fundamentação teórica baseada em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais, Projeto Pedagógico do Curso de Matemática que, orientam sobre a formação inicial e continuada de professores. Posteriormente, efetivou-se uma pesquisa ação, na qual se utilizou como instrumentos de obtenção de informações um questionário elaborado com nove questões, que foi direcionado aos supervisores das escolas vinculadas ao subprojeto. Com relação ao tipo de abordagem, optou-se pela abordagem qualitativa, para análise das respostas de cada questão. Como resultado compreendeu-se que foram várias as contribuições do PIBID, dentre eles destacaram-se: aquelas relacionadas à formação inicial aos alunos bolsistas, que começam a exercitar na prática aquilo que aprendem na universidade; a formação continuada dos professores supervisores que foi aprimorada, sendo construída a partir de experiências que relacionam entre teoria e prática. A pesquisa aqui descrita foi importante por demonstrar resultados positivos tanto do Programa como também e, sobretudo, suas contribuições para os futuros profissionais da área de Matemática, assim como também dos docentes que já atuam como professores, tais como: estreitamento das relações entre a Escola e a Universidade; a melhoria da aprendizagem dos alunos que participam; a melhoria na prática docente; o aprofundamento sobre aspectos teóricos e práticos sobre o fazer profissional; a capacitação dos professores atuantes na escola básica; o preenchimento de lacunas deixadas pela graduação e o incentivo aos professores darem continuidades aos estudos.
Abstract: The present work had the objective of investigating the possible contributions of the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID), of the Licentiate course in Mathematics of the Federal University of Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, in the nine schools participating in this subproject. In this way, the following guiding question was specifically defined for this research: What are the possible contributions of PIBID in participating schools in the view of supervisors? Thus, in order to respond to the problems proposed above, a documentary research was initially carried out to elaborate the theoretical basis based on documents such as the Law of Guidelines and Bases of Education, National Curricular Parameters, and the Pedagogical Project of the Mathematics Course that , Orientated on the initial and continuous formation of teachers. Subsequently, an action research was carried out, in which a questionnaire elaborated with nine questions was used as instruments of obtaining information, which was directed to the supervisors of the schools linked to the subproject. Regarding the type of approach, we opted for the qualitative approach, to analyze the answers of each question. As a result, it was understood that several contributions were made by PIBID, among them the following: those related to the initial training of scholarship students, who begin to practice in practice what they learn at university; The continuing training of supervising teachers has been improved, building on experiences that relate theory and practice. The research described here was important for demonstrating the positive results of both the Program and, above all, its contributions to future Mathematics professionals, as well as teachers who already act as teachers, such as: closer ties between the School And the University; Improving the learning of participating students; Improvement in teaching practice; The deepening of theoretical and practical aspects of professional work; The training of teachers working in the basic school; Filling gaps left by graduation, and encouraging teachers to continue their studies.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5100
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLÊCYANNE PEREIRA DE AQUINO - TCC - MATEMÁTICA.pdf413.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.