Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5095
Authors: COUTO, Débora Lorranne Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, André Luiz Ortiz da
Title: Um estudo sobre os possíveis fatores que influenciam na repetência escolar no ensino fundamental em uma escola pública da cidade de araguaína-to.
Keywords: Escola,;Aluno,;Repetência escolar,;Ensino Fundamental,;Escuela,;Estudiante,;fracaso escolar,;Enseñanza fundamental.
Issue Date: 14-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: COUTO, Débora Lorranne Sousa. UM ESTUDO SOBRE OS POSSÍVEIS FATORES QUE INFLUENCIAM NA REPETÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ARAGUAÍNA – TO. 2016. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como tema de investigação a Repetência Escolar, em específico a seguinte questão: Quais as possíveis causas da repetência escolar no Ensino Fundamental? Esse tema é abrangente e necessitou de um estudo para uma melhor compreensão da realidade educacional. Portanto tem-se por objetivo constatar as principais causas da repetência escolar e expor as dificuldades enfrentadas pelos alunos, família, professores e escola. Então fizemos um estudo sobre repetência escolar no ensino fundamental, a partir de pesquisas teóricas fundamentadas em questões do fracasso escolar, reprovação e repetência, como em características relacionadas à percepção dos alunos sobre a escola e o seu desempenho escolar. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública da cidade de Araguaína - Tocantins e como instrumento de obtenção de informações, optou-se pelo questionário semi - estruturado. Com relação ao tipo de análise das respostas, optou-se pela abordagem qualitativa e quantitativa, e que como resultado, entendeu- se que são várias as causas da repetência escolar, dentre elas, ficaram evidentes: a necessidade do trabalho para contribuir na renda familiar; falta de acompanhamento da família, dos professores e de toda comunidade envolvida no sistema educacional; fatores vinculados à formação do professor; fatores sociais como o desemprego e desestruturação familiar. Considera-se que este trabalho contribuiu com a descrição das dificuldades enfrentadas pelos alunos e os profissionais envolvidos na educação escolar e a partir daí pode-se buscar maneiras de minimizá-las para poder auxiliá-los na sua superação, como por exemplo, alfabetização na idade certa, progressão continuada, mais participação da família, da escola e de toda a comunidade.
Abstract: Este estudio fue investigar el tema de la escuela Repetición, en particular, a la pregunta: ¿Cuáles son las posibles causas del fracaso escolar en la escuela primaria? Este tema es amplio y requiere un estudio para comprender mejor la realidad educativa. Por lo que ha tenido como objetivo encontrar las principales causas del fracaso escolar y exponer las dificultades que enfrentan los estudiantes, las familias, los maestros y la escuela. Así que hicimos un estudio de fracaso escolar en la escuela primaria, desde la investigación teórica sobre la base de los problemas de fracaso escolar, el fracaso y la repetición, como en las características relacionadas con la percepción de los estudiantes sobre la escuela y su rendimiento escolar. La investigación de campo se llevó a cabo en una escuela pública en la ciudad de Araguaína - Tocantins y como un medio para obtener información, optamos por el cuestionario semi - estructurado. Respecto al tipo de análisis de las respuestas, hemos elegido el enfoque cualitativo y cuantitativo, y como resultado, se entendió que hay varias causas del fracaso escolar, entre ellos eran evidentes: la necesidad de trabajar para contribuir a los ingresos familiares ; falta de seguimiento de familia, profesores y toda la comunidad involucrada en el sistema educativo; factores relacionados con la formación del profesorado; factores sociales tales como el desempleo y la desintegración familiar. Se considera que este trabajo ha contribuido a la descripción de las dificultades que enfrentan los estudiantes y profesionales involucrados en la escuela y desde allí se puede buscar la manera de minimizarlos con el fin de ayudarles a superarlos, como la alfabetización en cierta edad, la progresión continua, una mayor participación en la familia, la escuela y la comunidad.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5095
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DÉBORA LORRANNE SOUSA COUTO - TCC - MATEMÁTICA.pdf478.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.