Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5079
Authors: LESSAS, Daniel de Jesus Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: VENTURIN, Jamur Andre
Title: Desvendo a matemática no origami em torno de experiências vivenciadas.
Keywords: Origami,;Matemática,;Experiências vivenciadas,;Inkscape,;Mathematics,;Lived Experiences.
Issue Date: 13-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LESSAS, Daniel de Jesus Pereira. DESVENDANDO A MATEMÁTICA NO ORIGAMI EM TORNO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS. 2019. 84 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca destacar, descrever e relacionar de modo geral alguns dos aspectos matemáticos ao origami, mediante as minhas experiências vivenciadas, o que responde a interrogação da minha pesquisa. Na metodologia, serão descritas as ferramentas necessárias para a composição do trabalho, tais como as experiências vivenciadas, o processo de descrição no âmbito da fenomenologia e o software Inkscape para construção de diagramas de origami. Na descrição, constituição e análise dos dados, apresentamos aspectos da história do origami no contexto literário, tais como o surgimento do origami e a expansão do mesmo para outros países, como Japão, Espanha e Brasil. Dentro deste mesmo tópico, explanamos o origami no contexto da minha trajetória de vida, trazendo as minhas vivências em relação ao origami e a Matemática, tais como as construções das potências de base 2, do triângulo equilátero, do Teorema de Haga, dos poliedros convexos e dos problemas da duplicação do cubo e da trissecção do ângulo. Eles foram relatados utilizando o processo de descrição fenomenológica exposto na metodologia. Em seguida, desvendamos, de forma teórica, a Matemática por trás das construções dos origamis. Os resultados da pesquisa, que fazem parte do sentido do descrito e analisado, apontam que o origami foi importante para aprender matemática de uma forma lúdica e contextualizada, podendo colocar em prática essa metodologia nas salas de aula.
Abstract: The present study intends describe and relate in general some mathematical aspects of origami, based on my life experiences, justifying my study. In the methodology, the methods used for the composition of the study will be described, as well as the experiences, the process of description in the field of phenomenology and the Inkscape software for the construction of origami diagrams. In the description, constitution and analysis of the data, the aspects of the origami history in the literary context, the origami origination and the expansion of the origami to other countries, such as Japan, Spain and Brazil, will be demonstrated. In the same topic, origami was explained in the context of my life trajectory, bringing my experiences in relation to origami and Mathematics, as well as the constructions of the base powers 2, the equilateral triangle, the Haga Theorem, the polyhedra convex and problems of cube duplication and angle trisection. Based on the process of phenomenological description exposed in the methodology, it was uncovered in a theoretical way, the Mathematics behind the origami constructions. The results of the study, reports that origami was important to learn mathematics in a playful and contextualized way, and can apply this methodology in classrooms.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5079
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIEL DE JESUS PEREIRA LESSAS - TCC - MATEMÁTICA.pdf1.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.