Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5053
Authors: Carvalho, Frank Junior Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor: Batista, Dimas José
Title: A aplicabilidade da Lei 10.639/03 no currículo escolar do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Araguaína.
Keywords: Cultura afrodescendente;Ensino de história;Valorização da cultura negra;African descent culture;Teaching history;Appreciation of black culture.
Issue Date: 13-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CARVALHO, Frank Junior Pereira de. A aplicabilidade da Lei 10.639/03 no currículo escolar do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Araguaína. 2016. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia tem como eixo temático a contribuição do ensino de história e cultura afrodescendente, tendo como objetivo geral a realização de pesquisa bibliográfica acerca do assunto proposto. O problema central da pesquisa foi delineado pela seguinte pergunta: Como está sendo ministrado na escola Municipal Dr. Simão Lutz na cidade de Araguaína - TO o ensino de história nos anos de 2014/2015 focado nas culturas afrodescendentes? Os objetivos específicos foram dimensionados no conhecimento da cultura afrodescendente, sua importância e contribuição para o Brasil, tanto no âmbito social, econômico ou psicológico. A hipótese aventada para esta análise é de que a população ao conhecer a importância do negro na sociedade, terá consequente redução de julgamentos preconceituosos, menor discriminação e eliminação do racismo na sociedade. A sociedade livre de discriminação étnica-racial, preconceito e racismo trará a consciência de que todos os homens são iguais e devem ser respeitados e valorizados como todo e qualquer ser humano, visto que o ordenamento jurídico brasileiro, garante por princípios constitucionais, a igualdade entre os cidadãos, sem distinção de raça, credo, cultura ou religião, tendo em vista os conceitos de dignidade da pessoa humana.
Abstract: This paper has as its main theme the contribution of the history and culture african descent and indigenous education, with the overall objective of conducting literature on the proposed subject. The specific objectives were scaled in the knowledge of african descent culture, its importance and contribution to Brazil, both in the social, economic or psychological. The central research problem was outlined by the question: How is taught in public schools in Araguaína-TO the history teaching focused on african-descendants and indigenous cultures? The possibility outlined for this analysis is that the people to know the importance of black society, will consequent reduction prejudiced judgments, less discrimination and elimination of racism in society. A society free of ethnic and racial discrimination, prejudice and racism will bring the awareness that all men are equal and should be respected and valued as any human being, as the Brazilian legal system, guarantees for constitutional principles, equality between citizens, without distinction of race, creed, culture or religion, in view of the concepts of human dignity
URI: http://hdl.handle.net/11612/5053
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