Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5047
Authors: AGUIAR, Haylla Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor: MELO, Elisangela Aparecida Pereira de
Title: Educação etnomatemática nas escolas indígenas karajá de xambioá.
Keywords: Karajá de Xambioá,;Educação Escolar Indígena,;Etnomatemática,;Indigenous Education,;Ethnomatematics.
Issue Date: 13-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: AGUIAR, Haylla Rodrigues de. EDUCAÇÃO ETNOMATEMÁTICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS KARAJÁ DE XAMBIOÁ. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universdade Federal do Tocantins, Araguaína, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve por objetivo o estudo investigativo da realidade educacional da comunidade indígena Karajá Xambioá, localizada no município de Santa Fé, Estado do Tocantins. Apresentamos dados etnográficos recolhidos na comunidade, acerca do que os indígenas compreendem sobre a educação escolar indígena diferenciada, na perspectiva do ensino intercultural, considerando os aspectos socioculturais da respectiva comunidade. A recolha das informações deu-se por meio de relatos orais obtidos com professores indígenas e com outros indígenas, de um modo geral, os quais constituíram o corpo deste texto. Ao longo do texto, destacamos a necessidade proeminente dos professores e da comunidade de desenvolver nas escolas da comunidade um estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem que busque levar em consideração a matemática produzida em seu contexto cultural e social. Essa reflexão teve como base o Programa de Pesquisa em Etnomatemática, tomando como principal referencial teórico os trabalhos de D’Ambrosio (1990).
Abstract: This work had as objective the investigative study of the Karajá Xambioá Indigenous community's educational reality of Tocantins and displays ethnographic data collected in the community about what the Indians consider as a differentiated education from the age-old knowledge and cultural practices, the collection of information have taken place through oral accounts of indigenous teacher. Highlighting the need to develop a study on the teaching and learning process that seeks to take into account the mathematics produced in the cultural and social context of this indigenous community, for better learning in indigenous schools as in the non-indigenous. Proposed the use of intercultural knowledge for a better understanding of the teaching and learning of mathematics in indigenous schools. This reflection is based on the research program in Ethnomathematics, taking as its main theoretical work of D'ambrosio 1990.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5047
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