Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5017
Authors: Rodrigues, Fleurisnácia Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Kênia Gonçalves
Title: A cartografia na educação básica:
Keywords: Cartografia;Estágio;Ensino;Geografia;Cartography;Internship;Teaching;Geography
Issue Date: 10-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RODRIGUES, Fleurisnácia Dias. A cartografia na educação básica: as experiências dos estágios de geografia no colégio estadual Adolfo Bezerra de Menezes em Araguaína - to no período de 2016-2017. 2017. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: No Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, nos anos de 2016 e 2017, ao estagiar em Geografia, começou-se a verificar a problemática do ensino de cartografia. O objetivo foi conhecer as dificuldades dos professores trabalharem com os conteúdos da linguagem cartográfica, e relatar essas descobertas durante o período de estágio e as oficinas na escola campo. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico e documental, com o método dedutivo da observação das aulas, e descritivo das vivências dos estágios, com relação aos procedimentos metodológicos da pesquisa um estudo por meio de questionários aplicados aos docentes. Como resultados constatou-se que os professores faltam algumas habilidades em lecionar conteúdos cartográficos, principalmente os que dependem a realização de cálculos, pois lhes faltam a prática e a utilização da cartografia em seu cotidiano escolar. No compartilhamento de saberes do tema Cartografia, dentro do período de estágio sendo o mesmo da pesquisa, foram realizados oficinas como atividades práticas que podem ser utilizados por todos os professores de Geografia com seus discentes, e para os docentes ajudam a agregar habilidades dos conteúdos cartográficos. Os professores devem estar dispostos a se desenvolverem e aos seus alunos apesar todas as dificuldades encontradas ao lecionar e aplicar atividades criativas, para tentar sanar as dificuldades dos conteúdos no ambiente escolar.
Abstract: At State School Adolfo Bezerra de Menezes, in the years of 2016 and 2017, when I was a trainee in Geography, I began to check the problem of teaching cartography. The objective was to know teacher is difficult while worked with cartography language contents, and report these discoveries during the internship period and the workshops at school. The methodology used was the bibliographic and documentary survey, with deductive method of observing classes, and descriptive of the experience of the stages, with regard to the methodological procedures of the research a study with questionnaires applied to teachers. The results showed that the teachers had not some skills to teach cartographic contents, mainly when depend on calculations, because they haven’t practice and the use of cartography in everyday school life. In the knowledge base of the cartography theme, inside the internship period which is the same as research, was made workshops of practical activities that can be used by all geography teachers and their students, and for teachers help to add skills to the cartographic contents. The teachers should be willing to develop themselves and their students despite all the difficulty found when teach and apply creative activities, try to regularize the difficulties of content in the school environment.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5017
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