Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5015
Authors: Silva, Alvanir Oliveira da
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Roberto Antero da
Title: Reflexões sobre a educação ambiental no ensino de geografia na escola estadual CAIC - Jorge Humberto Camargo, em Araguaína - TO.
Keywords: Educação Ambiental;Ensino de Geografia;Meio Ambiente;Environmental Education;Geography Teaching;Environment.
Issue Date: 10-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Alvanir Oliveira da. Reflexões sobre a educação ambiental no ensino de geografia na escola estadual CAIC - Jorge Humberto Camargo, em Araguaína - TO. 2017. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
metadata.dc.description.resumo: Está pesquisa consiste em uma reflexão sobre a Educação Ambiental no ensino de Geografia, e teve como base para a coleta de dados a Escola Estadual Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC) – Jorge Humberto Camargo, situado na cidade de Araguaína – TO. A pesquisa tem como objetivo principal estudar e verificar como as políticas públicas voltadas para a Educação Ambiental no Brasil vêm sendo aplicadas nas aulas de Geografia, objetiva-se também investigar como a Educação Ambiental está sendo trabalhada pela disciplina de Geografia na escola campo, verificar quais os resultados a escola tem alcançado através da EA no que se refere à formação do sujeito ecológico e pesquisar como a Educação Ambiental é compreendida pelos professores, em especial o de Geografia. A realização desta pesquisa tornou-se relevante, devido ao cenário das problemáticas ambientais de forma geral as quais somos apresentados diariamente, e algumas delas dentro da própria realidade que os discentes fazem parte, e também devido ausência de engajamento por parte dos alunos, no que diz respeito à temática da EA que foi percebida ao longo da realização das etapas do estágio, permitindo assim que surgissem inquietações que resultaram nesta pesquisa, a metodologia aplicada na elaboração do presente trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com uso de revisão de literatura, análise documental, observação, aplicação de questionários, faz parte do estudo também à sugestão de algumas pratica de EA que possam ser usadas no processo de ensino- aprendizagem. Os objetivos propostos na elaboração da pesquisa foram alcançados com êxito, na qual mesmo com as dificuldades encontradas na escola no que se refere a pratica da EA, os professores, principalmente os da disciplina de Geografia têm promovido debates e diálogos juntamente com trabalhos voltados para as problemáticas ambientais.
Abstract: It is research consists of a reflection on environmental education in teaching Geography, and was based on the collected data to the State School CAIC - Jorge Humberto Camargo, located in Araguaína - TO. The research aims to study and see how public policies for environmental education in Brazil have been applied in Geography lessons; the objective is also to investigate how environmental education is being worked by geography discipline in the school field, check which results the school has achieved by EA in relation to the formation of the ecological subject and researching how environmental education is understood by teachers, especially geography. The realization of this research became relevant, due to the scenario of environmental problems in general that we are presented daily, and some of them within the very reality that the students are part, And also due to the lack of engagement on the part of the students, regarding the thematic of the EE that was perceived during the accomplishment of the stages of the stage, Thus allowing the emergence of concerns that resulted in this research, the methodology applied in the preparation of the present study is configured as a qualitative exploratory research, With the use of literature review, documentary analysis, observation, application of questionnaires, it is also part of the study to suggest some practices of EA that can be used in the teaching-learning process. The objectives proposed in the elaboration of the research were successfully achieved, in which even with the difficulties encountered in the school with regard to EA practice, teachers, especially those in Geography have promoted debates and dialogues together with Environmental issues.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5015
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALVANIR OLIVEIRA DA SILVA - TCC - GEOGRAFIA.pdf1.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.