Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5009
Authors: Santos, Layla Alencar dos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Marivaldo Cavalcante da
Title: Prática pedagógica do ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental na Escola Paroquial Cristo Rei em Tocantinópolis - TO.
Keywords: Prática;Ensino;Geografia;Practice;Teaching;Geography.
Issue Date: 10-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Layla Alencar dos. Prática pedagógica do ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental na Escola Paroquial Cristo Rei em Tocantinópolis - TO. 2016. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Compreender a prática pedagógica e as relações presente no contexto escolar exige uma reflexão dos processos de ensino e aprendizagem dos alunos que requerem um aprofundamento de várias questões que dizem respeito ao cotidiano e ao ambiente. Este trabalho teve o objetivo de investigar a prática pedagógica, verificando a realidade escolar e selecionando dados que revelassem informações significativas quanto à compreensão da disciplina, no contexto físico e social. Foi aplicado questionário para o professor e 24 alunos do 5o ano do Ensino Fundamental da Escola Paroquial Cristo Rei de Tocantinópolis – TO. Os resultados demonstram que o professor tem dificuldade com a disciplina em si e não com a falta de tempo para o planejamento, capacitação insuficiente durante a formação e, portanto, uma significativa dificuldade em definir o que é importante trabalhar no que se relaciona a conteúdo. Os alunos gostam da disciplina, alguns por causa da professora, e conseguem lembrar os conteúdos abordados, não conseguem diferenciar a disciplina de Geografia das demais e a consideram importantes por diversos motivos.
Abstract: Understanding the pedagogical practice and the relationships present in the school context requires a reflection of the teaching and learning processes of the students that require a deepening of several questions that concern daily life and the environment. This work had the objective of investigating the pedagogical practice, verifying the school reality and selecting data that revealed significant information regarding the understanding of the discipline, in the physical and social context. A questionnaire was applied to the teacher and 24 students of the 5th grade of the Elementary School of the Cristo Rei Parish School of Tocantinópolis - TO. The results demonstrate that the teacher has difficulty with the discipline itself and not with the lack of time for planning, insufficient training during the training and, therefore, a significant difficulty in defining what is important to work in what is related to content. The students enjoy the discipline, some because of the teacher, and can remember the contents covered, can not differentiate the discipline of Geography from others and consider it important for several reasons.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5009
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAYLA ALENCAR DOS SANTOS. - TCC - GEOGRAFIA.pdf553.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.