Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4969
Authors: Sousa, Glilbson Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor: Lopes, Alberto Pereira
Title: O assentamento Barra do Lontra - Xambioá - TO:
Keywords: Território;Reforma agrária;Assentamento;Barra do Lontra;Territorio;Reforma agraria;Asentamiento.
Issue Date: 9-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Glilbson Barbosa. O assentamento Barra do Lontra - Xambioá - TO: a conquista do território em emio a luta pela reforma agrária. 2015. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no P.A Barra do Lontra em Xambioá-TO, território esse se trata de um projeto de assentamento rural implantado pelo INCRA motivado pelas ações da Associação dos Trabalhadores Rurais da Barra do Lontra e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xambioá-TO. O assentamento Barra do Lontra é um projeto que tem a finalidade de proporcionar aos trabalhadores rurais de Xambioá a conquista da tão aguardado território, onde desenvolvem suas atividades como trabalhadores rurais. O objetivo deste trabalho é analisar os aspectos da conquista do território em decorrência da reforma agrária, analisando como as entidades governamentais atuam neste processo de desapropriação de uma dada área e beneficiamento de um trabalhador rural sem terra, observando como se da organização do PA Barra do Lontra, assentamento constituído a partir das ações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xambioá-TO em conjunto com o INCRA. Trabalhamos com literaturas que tratam desta temática, para construção da nossa base teórica, tais como LOPES, MARTINS, HAESBAERT, CHELOTTI, entre outros autores, além de trabalho de campo com roteiro de entrevistas para a comunidade. Os diálogos realizados com parte das famílias recém-assentadas observamos às angustias em decorrência do não cumprimento de algumas das promessas por parte do INCRA tais como: a construção das casas, a construção de represas, o melhoramento das estradas, o auxílio por parte de um técnico para a produção no assentamento, o financiamento para os trabalhadores, situações essas que trazem bastantes problemas para a população do assentamento. O território em si tem como estruturação a partir de sua reprodução uma caracterização de organização de identidades e de relações presentes no cotidiano de cada membro da sociedade. Os assentados no PA Barra do Lontra continuam suas atividades em busca de melhorias para sua permanência neste ambiente em que se encontram inseridos mediante a luta em que os grandes proprietários detêm maior voz perante a sociedade capitalista, onde quem dispõem de maior capital tem mais acesso ao sistema financeiro da nação.
Abstract: Este trabajo de investigación fue desarrollado en el PA Barra do Lontra en Xambioá-TO, este territorio se trata de un proyecto de asentamiento rural implementado por el INCRA motivado por las acciones de la Asociación de Trabajadores Rurais de la Barra do Lontra y por el Sindicato de Trabajadores Rurales de Xambioá-TO. El asentamiento de la Barra do Lontra es un proyecto de reforma agraria, creado por el INCRA con la finalidad de proporcionar a los trabajadores rurales de Xambioá la conquista del tan esperado territorio, donde podrían desarrollar sus actividades como trabajadores rurales. El objetivo de este estudio es analizar los aspectos de la conquista del territorio de una reforma agraria, analizando cómo las entidades gubernamentales actúan en este proceso de despojo de tierras y la mejora de un trabajador rural sin tierra, viendo como la organización de PA Barra do nutria, el arreglo hecho de las acciones de la Unión de Trabajadores del Campo de Xambioá-to, junto con el INCRA. Trabajamos con las literaturas que tratan esta temática, para la construcción de una base teórica, tales como LOPES, MARTINS, HAESBAERT, CHELOTTI, entre otros autores, además de trabajo de campo con ruta de entrevistas para la comunidad. En estos diálogos mantenidos con algunas de las familias recién asentados observar la angustia como consecuencia de incumplimiento de algunas de las promesas del INCRA, tales como: la construcción de viviendas, la construcción de presas, la mejora de las carreteras, la ayuda por parte un técnico para la producción en la financiación de liquidación para los trabajadores, estas situaciones, que aportan una gran cantidad de problemas para la población del asentamiento. El territorio en sí tiene la estructura de su caracterización reproducción de identidades organizativas y relaciones presentes en la vida cotidiana de todos los miembros de la sociedad. Los colonos de PA Barra do Lontra continúan sus actividades en busca de mejoras para su estancia en este entorno en el que se insertan por una pelea en la que los grandes propietarios mantener una mayor voz delante de una sociedad capitalista donde los que tienen mayores restos de capital una clave para el sistema financiero de la nación.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4969
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLILBSON BARBOSA SOUSA - TCC - GEOGRAFIA.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.