Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/4943
Authors: | Patrício, Thales Henrique Paiva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Abreu, Marcia Cristina Barreto Fernandes de |
Title: | Estratégias de ensino como possibilidades de aprendizagem dos objetos de conhecimento de ciências da natureza: componentes curriculares de ciências e biologia |
Keywords: | Estratégias de Ensino;Aprendizagem;Componentes curriculares |
Issue Date: | 18-Dec-2020 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | Patrício , Thales Henrique Paiva. Estratégias de ensino como possibilidades de aprendizagem dos objetos de conhecimento de ciências da natureza: componentes curriculares de ciências e biologia. 24 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Biologia Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020. |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho tem como objetivo apresentar métodos e estratégias de ensino que o professor poderá utilizar em sua prática pedagógica como meio de minimizar as dificuldades de aprendizagem nos componentes curriculares de Ciências e Biologia. O desenvolvimento desta pesquisa elenca algumas leituras de autores citados como: Lakatos e Marconi(2010), Vygotsky, Ausubel (1980) e Jean Piaget (1970), Viveiro e Diniz (2004), e outros. Desenvolvido no trabalho(1924) de pesquisa em campo. Tendo assim, uma forma de planejamento para obter o objetivo desta pesquisa, foi utilizada no momento de regência ao final da experiência no campo de estágio, foi possível perceber que a prática educativa, o dia a dia do professor às vezes nos revelam momentos bons e até mágicos ou situações totalmente inversos. Podemos dizer então, que os estágios são indispensáveis para o futuro professor de Ciência e Biologia, permite que os estagiários observem e apliquem métodos e estratégias de ensino em sua prática pedagógica minimizando os obstáculos que às vezes, dificultam a aprendizagem. Neste sentido, os métodos e estratégias de ensino que os professores de Ciências e Biologia podem fazer uso em sua prática pedagógica para minimizar a problemática, surgem como possibilidade de aprendizagem dos componentes curriculares de Ciências e Biologia. |
Abstract: | The work aims to present teaching methods and strategies that the teacher can use in his pedagogical practice as a means of minimizing the learning difficulties in the curricular components of Science and Biology. The development of this research lists some readings by authors cited as: Lakatos and Marconi (2010), Vygotsky (1924), Ausubel (1980) and Jean Piaget (1970), Viveiro and Diniz (2004), and others. Developed in field research work. Thus, a form of planning to obtain the objective of this research, was used at the time of conducting at the end of the experience in the internship field, it was possible to perceive that the educational practice, the teacher's daily life sometimes reveals good moments and even magicians or totally reversed situations. We can say, then, that internships are indispensable for the future Science and Biology teacher, it allows interns to observe and apply teaching methods and strategies in their pedagogical practice, minimizing the obstacles that sometimes hinder learning. In this sense, the teaching methods and strategies that science and biology teachers can use in their pedagogical practice to minimize the problem, emerges as a possibility for learning the science and biology curriculum components. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/4943 |
Appears in Collections: | Biologia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tcc - Monografia Biologia - Thales Henrique Paiva Patricio.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.