Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4916
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Antônia Márcia Duarte-
dc.contributor.authorCOSTA, Jhemerson Dantas-
dc.date.accessioned2023-03-01T20:46:51Z-
dc.date.available2023-03-01T20:46:51Z-
dc.date.issued2023-02-01-
dc.identifier.citationCOSTA, Jhemerson Dantas. Tecnologias assistivas na educação básica:: um estudo de caso a partir de e. e. adolfo bezerra de menezes em araguaína-to.. 2022. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4916-
dc.description.abstractThe present work aims to present a study on the use of assistive technologies in the process of inclusive education in the teaching of geography in the municipality of Araguaína-TO, that is, to show how these technological tools help in school education, as well as to analyze the relationships between teaching and learning through a qualitative research approach using works with conceptions in the study area, questionnaires presenting the observations of basic education institutions. By carrying out a survey of data and the laws that led to changes in the institutions' conceptions of education, it was possible to understand how inclusive education together with the various devices of assistive technology can make the life of students with disabilities possible, for their full educational development . From the information obtained, a reflection on technologies and special education was carried out, showing that they must be inseparable in the world of students inserted in the school space.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectTecnologia,pt_BR
dc.subjectensino e geografia,pt_BR
dc.subjecttechnology,pt_BR
dc.subjectteaching and geography.pt_BR
dc.titleTecnologias assistivas na educação básica:pt_BR
dc.title.alternativeum estudo de caso a partir de e. e. adolfo bezerra de menezes em araguaína-to.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o uso das Tecnologias Assistivas no processo de educação inclusiva no ensino de Geografia no munícipio de Araguaína-TO, ou sejá, mostrar como essas ferramentas tecnologicas auxiliam no ensino escolar, bem como analisar as relações de ensino e aprendizagem por meio de uma abordagem de pesquisa qualitativa utilizando se de obras com concepções na aréa de estudo, questionarios apresentando as observaçoes da instituição de educaçaõ básica. Com a realização de um levantamento de dados e das leis que impulsionaram as mudanças nas concepções de educaçao da instituição foi possível compreender como a educação inclusiva junto aos diversos aparatos de tecnolgia assistiva podem tornar a vida do estudante com deficiênia possível, para seupleno desenvolvimento educacional. A partir das informaçoes obtidas, foi realizada uma reflexão sobre as tecnologias e a educação especial, mostrando que devem ser indissociaveis no mundo dos estudantes inseridos no espaço escolar.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINALIZADO JHEMERSON DANTAS COSTA.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.