Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4915
Authors: NASCIMENTO, Daniela Silva
metadata.dc.contributor.advisor: BRITO, Eliseu Pereira de
Title: A educação remota e seus impactos nos excluídos das mídias e tecnologias na periferia:
Keywords: AULAS REMOTAS,;TIC,;GEOGRAFIA,;COVID-19,;REMOTE CLASSES,;ICT,;GEOGRAPHY.
Issue Date: 1-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: NASCIMENTO, Daniela Silva. A educação remota e seus impactos nos excluídos das mídias e tecnologias na periferia:: um estudo com alunos da escola estadual girassol de tempo integral sancha ferreira no período de (pós)pandemia.. 2022. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2022. Cap. 3.
metadata.dc.description.resumo: Com a pandemia do Coronavírus, mostrou um momento de excepcionalidade na educação que foi reorganizado em atividades remotas esta situação foi ainda mais intensa, pois o modelo remoto de aulas não contemplou todos os pontos necessários para a formação dos alunos na educação básica sendo que tanto as escolas públicas quanto os alunos não possuíam materiais tecnológicos necessários para o momento, mesmo as tecnologias de informação e comunicação já estando presentes na vida dos estudantes e isso evidenciou a grande lacuna que existe entre educação pública e tecnologia. Na pesquisa é utilizada a classificação de pesquisa exploratória junto com o método qualitativo buscando a finalidade discutir sobre como os estudantes da escola pública de zona periférica estão agindo diante do novo método de ensino que os mesmo não estavam adaptados e como esses alunos que não tem acesso às mídias e tecnologias agiram durante esse período questionando os impactos para a aprendizagem dos mesmos. Um dos principais resultados da pesquisa foi ver que as escolas públicas e periféricas não estão preparadas para eventos como esse que foi a pandemia do COVID-19, sendo que querem implementar um método de ensino que as mesmas não conseguem sustentá, seja por falta de materiais tanto para os professores quanto alunos, ou de qualificações dos profissionais de ensino. Um dos desafios que vai ter nesta pós-pandemia vai ser achar um modo de tentar sanar esse desfalque que foi criado na educação, tanto pelo nível baixo de aprendizagem quanto para as evasões escolares.
Abstract: With the Coronavirus pandemic, it showed a moment of exceptionality in education that was reorganized into remote activities, this situation was even more intense, as the remote model of classes did not include all the necessary points for the training of students in basic education, being that both the public schools and students did not have the necessary technological materials for the moment, even though information and communication technologies were already present in students' lives and this highlighted the great gap that exists between public education and technology. In the research, the exploratory research classification is used together with the qualitative method seeking the purpose to discuss how students from public schools in the peripheral area are acting in the face of the new teaching method that they were not adapted and how these students who do not have access media and technologies acted during this period questioning the impacts on their learning. One of the main results of the research was to see that public and peripheral schools are not prepared for events like the one that was the COVID-19 pandemic, and they want to implement a teaching method that they cannot sustain, either due to lack of materials for both teachers and students, or the qualifications of teaching professionals. One of the challenges that you will have in this post-pandemic will be to find a way to try to remedy this embezzlement that was created in education, both by the low level of learning and for school dropouts.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4915
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